Shopping Jardins celebra o Dia da Água com exposição da Embrapa

Mostra acontece nesta sexta-feira, 22 de março, das 10h às 22h, em Aracaju (SE) e apresenta 5 soluções sustentáveis desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. (Foto: Ascom Shopping Jardins)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, o Shopping Jardins e a Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju (SE) brindam a população com uma preciosa amostra das tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A exposição acontece nesta sexta-feira, 22 de março, das 10h às 22h, no mall em frente ao hipermercado GBarbosa e apresenta soluções em aquaponia, cobertura morta do coqueiro, fossa séptica biodigestora, clorador, controle biológico de pragas do coqueiro e tecnologias online.

Uma excelente oportunidade para estudantes, produtores e moradores de áreas rurais e toda a população conhecerem alguns dos trabalhos realizados pelos pesquisadores brasileiros.

A coordenadora de Sustentabilidade do Shopping Jardins, Vivianne Andrade, destaca que o Dia Mundial da Água é um momento essencial para conscientizar toda a sociedade sobre a importância e os cuidados que devem ter com os recursos hídricos do planeta. “A Embrapa desenvolve um trabalho essencial para a sociedade brasileira e, com a exposição, a população sergipana terá a oportunidade de conhecer soluções simples para que tenhamos um mundo mais sustentável”, destaca.

“Um dos grandes desafios da Embrapa é aproximar a pesquisa agropecuária e o conhecimento gerado no campo da população urbana. E oportunidades como essa, de expor nossas soluções tecnológicas num espaço de grande visitação como o Shopping Jardins, são extremamente importantes”, afirma o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcus Cruz.

Conheça as tecnologias em exposição

Aquaponia – Um sistema integrado e sustentável, que combina a criação de peixes e o cultivo de vegetais em hidroponia (sem solo), com recirculação de água e aproveitamento de resíduos. Os dejetos orgânicos produzidos pelo peixe, após filtragem biológica sob ação de bactérias, nutrem a produção de vegetais que, por sua vez, devolve a água limpa para os peixes. Um ciclo que propicia economia de água de quase 90% em relação ao cultivo convencional.

Cobertura morta do coqueiro – Aplicada na zona de coroamento do coqueiro, essa cobertura reduz a perda de água por evaporação, conserva a umidade, promove a reciclagem de nutrientes e melhora o solo com matérias orgânicas. O uso desta solução pode contribuir com a redução de até 33% no consumo de água de irrigação no plantio de coqueiro, comparativamente à irrigação convencional.

Fossa séptica biodigestora – De fácil instalação e custo acessível, essa tecnologia trata o esgoto do vaso sanitário (a água com urina e fezes humanas) e produz um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante (recomendado para plantas perenes). Substitui a chamada “fossa negra”, não gera odores desagradáveis, não procria ratos, moscas, baratas e evita a contaminação do lençol freático. Trata-se de uma alternativa frente à falta de saneamento básico em algumas regiões, o que afeta diretamente a saúde do morador; evita a contaminação do solo e da água consumida pelos moradores (os resíduos não chegam ao lençol freático e aos rios que abastecem as cidades), além da proliferação de doenças.

Clorador Embrapa – Tecnologia simples, de baixo custo e fácil instalação, desenvolvida para clorar a água do reservatório (caixas d’água) das residências rurais. Pode ser montado pelo próprio morador, com peças adquiridas em lojas de material de construção e deve ser instalado entre a entrada de captação de água e o reservatório da residência. Auxilia na descontaminação da água, reduzindo o risco de a população rural ser exposta a doenças como a hepatite, diarreia, tifo, giardíase e outras.

Controle biológico de pragas do coqueiro – A premissa básica é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides ou microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Trata-se de um método de controle racional e sadio, que tem por objetivo utilizar os inimigos naturais, que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população. A broca-do-olho-do-coqueiro (Rhynchophorus palmarum) é uma das principais pragas dessa planta no Brasil e pode ser controlada com o fungo Beauveria bassiana.

Tecnologias online – A Embrapa disponibiliza todo o seu conhecimento e soluções geradas pela pesquisa nos seus portais e repositórios digitais gratuitamente na Internet, tanto no portal embrapa.br quanto nas redes sociais – YouTube, Instagram, Facebook, X (antigo Twitter) e LinkedIn. Nos ambientes digitais da Embrapa, é possível acessar publicações técnicas, assistir a milhares de vídeos, fazer cursos online, ouvir programas de rádio e podcasts, baixar apps agrícolas e navegar por bases de dados completas e detalhadas da agricultura brasileira.

Pesquisa e inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é voltada para a inovação, que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira. Trata-se de uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros é uma das 43 Unidades Descentralizadas de Pesquisa da Embrapa. Criada em 1993 com sede em Aracaju, a sua área de atuação atinge os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, e foi definida tomando-se por base as grandes unidades de paisagem Tabuleiros Costeiros e Baixada Litorânea, porção mais úmida da Região Nordeste.

*Com informações da ASCOM Embrapa Tabuleiros Costeiros

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais