Shopping Riomar sedia exposição de cerâmica dos índios Marajoara

A partir dessa segunda-feira, dia 15, seguindo até o próximo dia 30, acontece na praça central do Shopping Riomar, a exposição de vasos de cerâmica dos índios Marajoara. De acordo com Renata Carvalho, distribuidora dos produtos em Sergipe, esta será a primeira vez que os produtos marajoaras serão apresentados em Sergipe. A mostra contará com mais de 100 peças, desde fruteiras, chaleiras, porta revistas, pratos, além de vasos decorativos de pequeno e médio porte. Os preços são acessíveis e variam de R$ 5,00 a R$ 540,00. "O trabalho final da arte marajoara é perfeito", disse Renata Carvalho, revelando que os admiradores da cultura indígena, principalmente da cerâmica marajoara, ficarão maravilhados ao visitar a exposição.
<b>HISTÓRIA -</b> A civilização Marajoara não deixou para a posteridade cidades e obras de arquitetura, porém deixou uma cerâmica pela qual pode ser reconstituída toda a sua história. Sua intensa produção durou até aproximadamente o ano de 1350 de nossa era. Com muita paciência e sabedoria, os índios transformaram a argila em peças utilitárias ou ornamentais, as quais souberam dar colorido, contraste e uma fantástica misturas de tintas extraídas de vegetais ou frutos silvestres. A obra é representada por urnas funerárias, tangas, vasos e estatuetas, sendo que em todas as suas peças, podem ser observados traços muito interessantes onde são retratados o desenvolvimento cultural da civilização marajoara.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais