Simulador de Trânsito é apresentado para auto-escolas

Simulador de trânsito (Fotos: Portal Infonet)

O simulador de trânsito – equipamento para a prática de direção automotiva às pessoas que vão tirar carteira de habilitação – foi apresentado para representantes de auto-escolas de Aracaju, nesta terça-feira, 28, no auditório do Hotel Del Canto.

O simulador foi apresentado por representantes da empresa Indra/IESSA ao Sindicato dos Proprietários das Auto-escolas de Sergipe (SINPASE). Mas de acordo com o presidente do Sinpase, Humberto Nunes, as escolas ainda não tem uma avaliação acerca da eficiência do equipamento, pois ainda não há nenhum simulador instalado no Estado.

“Ainda não sabemos, de fato, por falta de experiência, o quanto o simulador pode contribuir para a formação dos alunos das auto-escolas. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Santa Catarina garante que o equipamento pode contribuir para uma boa formação do alunos”, ressalta o presidente.

Humberto Nunes

Renato Gama Monteiro

O diretor comercial da empresa Indra, Renato Gama Monteiro, explica que é necessário que todos os alunos realizem aulas práticas no simulador antes de conduzir o carro. Esta recomendação deverá diminuir os constantes erros dos iniciantes quando saem às ruas, dando maior fluidez ao trânsito. O simulador tem a capacidade de reproduzir variadas situações reais, como dirigir com chuva, neblina, a noite e com animais na pista”, esclarece Renato.

Obrigatoriedade

Desde o último dia 31 de dezembro, o aparelho tornou-se obrigatório conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Denatran). O aparelho serve como aula pré prática, e possibilita ao condutor aprendiz o contato com técnicas utilizadas para guiar em diversas situações tais como: pista molhada, estrada com curvas e pista de terra, fazendo com que o aluno aprenda com seus próprios erros e não coloque a si mesmo e nem os outros em situação de risco.

Por Geilson Gomes e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais