Sindicato denuncia pagamento irregular de diárias

0
Thiago Bonfim exibe relação dos servidores escalados (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) são contemplados com pagamento do diárias de forma irregular. A denúncia vem do Sindicato dos Assistentes e Vistoriadores de Tânsito do Estado de Sergipe (Sindetran), que constatou na sede do órgão em Aracaju a presença de servidores escalados, nesta quinta-feira, 9, para trabalhar no interior do Estado. De acordo com o presidente do sindicato, Thiago Bonfim, há até servidores de férias escalados para trabalhar no interior do Estado neste mês e já com previsão de receber as diárias relativas aos dias da viagem.

Além de constar na escala do interior, o nome dos servidores já estão na lista que assegura o pagamento das diárias. No entanto, segundo o sindicato, muitos servidores, uma média de 24 diariamente, estão recebendo os benefícios sem viajar. O Portal Infonet localizou nesta relação, a secretária da Presidência do Detran, Adjane Barreto Pereira, que, embora escalada nesta quinta-feira, 9, para trabalhar na equipe de apoio em Tobias Barreto estava dando expediente na sede do Detran em Aracaju, justamente no gabinete da Presidência.

Erasmo: dificuldade para fiscalizar

Ela também estava na escala para viajar e receber as diárias nos dias 3, em Lagarto; 6, em Propriá; dia 7, Estância; dia 8, em Itabaiana, e dia 10, para Lagarto novamente. Para o Portal Infonet, a secretária da Presidência diz que não vê irregularidades e garante que fará as viagens regularmente na próxima semana. A exceção desta quinta-feira, 9, e da sexta, dia 10. Ela justifica os motivos que provocaram o adiamento das viagens. Segundo explicou as viagens dela ao interior  estão atreladas à escala do chefe, um dos coordenadores do órgão, que está de folga nestes dois dias por ser aniversariante desta quinta-feira. “E eu nem recebi ainda nenhuma diária”, diz. “A primeira vez que viajei foi na terça-feira [dia 7] para Estância e vou viajar na próxima semana para Tobias Barreto, Itabaiana e Glória”, observa.

Sindicância

O diretor de operações do Detran, Erasmo Marinho Filho, admite a irregularidade. Ao Portal Infonet, ele revelou que o órgão já detectou o pagamento de diárias feito irregularmente a servidores que estariam de férias e que todos foram convocados para devolver a gratificação.

Para estes casos específicos, o diretor de operações garantiu que a denúncia será apurada em sindicância interna para identificar a responsabilidade pela irregularidade. “As medidas já foram tomadas e agora vamos aumentar o rigor na fiscalização, farei uma reunião com todos os coordenadores para sermos mais rigorosos para coibir esta prática”, comentou.

O diretor de operações admite dificuldades para o exercício pleno e rigoroso da fiscalização. “Não temos como fiscalizar. No serviço público tem que se usar da boa fé dos coordenadores para escalar e para comprovar que as pessoas efetivamente viajaram ou não”, observa, agradecendo aos sindicalistas por ter feito a denúncia.

O presidente do sindicato, Thiago Bonfim, analisa que a impunidade e a convivência da diretoria do órgão contribuem com a prática da irregularidade  que, segundo enfatizou, se tornou comum no Detran. “É uma prática recorrente. As pessoas recebem e ficam por isso mesmo. Se tiver a denúncia, elas vão e devolvem. E, não tendo, nada acontece”, observa. “Acho que os servidores responsáveis deveriam ser exonerados dos cargos e responder a processo administrativo para que sejam responsabilizados pelas irregularidades”, analisa o sindicalista.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais