Sistema viário do aeroporto: 90% da obra concluída

Obra do sistema viário do aeroporto está mais de 90% concluída (Foto: divulgação)

Os aracajuanos contam, há cerca de um mês, com uma nova estrutura viária no conjunto Santa Tereza. Trata-se da avenida José Menezes Prudente, que integra a 1ª etapa do novo sistema viário do Aeroporto Santa Maria, na capital. Com 1 km de extensão, a via duplicada, iluminada, com ciclovia, calçada e passeio já está liberada para o tráfego e recebe atualmente os retoques finais. A obra está orçada em mais de R$ 21 milhões, sendo custeada com recursos do Governo do Estado.

Este trecho do anel viário compreende a interligação desta via, que passa em frente ao aeroporto, com as avenidas Padre Arnóbio (Rota de Fuga) e a nova Alexandre Alcino, ambas ainda interditadas. Ao todo, serão 4.600 metros de novas opções para o trânsito, interligando o Residencial Vila Verde, ao Bairro Santa Maria a partir da Heráclito Rollembergue, nas proximidades do conjunto Augusto Franco, ao já citado Santa Tereza.

Para o morador Paulo José Garcia, que comercializa bebidas na avenida José Menezes Prudente, a transformação da via foi muito bem vinda. “Está linda, foi maravilhoso para a Santa Tereza que estava esquecido. Tenho três anos aqui, fico orgulhoso de ver a iluminação que ficou bonita, gostei muito. Acabaram as muriçocas porque acabou aquela valeta que tinha aqui, foi um beneficio grande para a população”, comemora.

A via citada ganhou uma nova faixa com nove metros de largura e o antigo canal, com extensão de 836 metros, que corria aberto foi revestido e transformado em uma galeria subterrânea. Já a via antiga foi totalmente recapeada. Foram instalados novos postes com a nova iluminação colocada em funcionamento nesta última semana.

Este detalhe foi elogiado pela diarista Glaucilene da Silva, moradora há seis meses da comunidade. “A avenida ficou legal, faltam os ajustes de algumas coisas ainda, mas ficou legal. Ficou bem melhor do que antes, gostei da iluminação. Ficou bom para quem gosta de fazer caminhadas. Ficou muito bom e vai ficar melhor ainda depois que concluir toda a obra”, comentou.

Andamento

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, o novo anel viário trará benefícios a população de Aracaju, sendo um trabalho de mobilidade urbana muito importante. “Ele interligará a região do aeroporto com as outras áreas da capital, especialmente com a zona de expansão. Ele faz parte de um conjunto de obras que serão executadas para desafogar as três principais vias: avenidas Tancredo Neves, Heráclito Rollemberg e Euclides Figueiredo”, destaca.

O técnico da Companhia de Obras e Habitação, João Adriano Feitosa, que fiscaliza os trabalhos desde o início, informa que esta primeira etapa está praticamente concluída. O trecho onde restam mais serviços a serem executados é o da avenida padre Arnóbio de Melo, via que já existia, mas que foi duplicada e recebeu iluminação. Esta via liga o Santa Tereza ao Santa Maria, unindo as outras duas vias citadas, e também receberá canteiro com gramado, calçada e ciclovia.

“A José Menezes Prudente só precisa de intervenções finais, como a colocação da grama do canteiro e a sinalização horizontal e nas pistas. Na nova avenida Alexandre Alcino, que foi construída, com duas pistas largas, canteiro central amplo, que poderá futuramente receber estruturas para a população, os homens fazem os retoques finais em meio-fio e passeio, na limpeza e cuidam dos últimos detalhes antes da liberação para o fluxo”, explica.

Fonte: Seinfra

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais