SMTT intensifica campanha no trânsito

Motoristas recebem orientação / Fotos: Cleverton Ribeiro
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) está desenvolvendo uma campanha visando reduzir o número de traumas no trânsito, em Aracaju.  Com o tema: “Que papelão! Beber é arriscar a vida dirigindo”, a campanha mostra aos motoristas que circulam em Aracaju, os perigos que envolvem a combinação de bebidas alcoólicas com direção.  E é desenvolvida sempre nas proximidades de feriados. As pessoas envolvidas na campanha realizaram no início da manhã desta segunda-feira, 22, um pedágio educativo na rótula da av. Beira Mar.

Com direito até mesmo a forró, os educadores de trânsito, usando trajes típicos dos festejos juninos, distribuíram panfletos e orientaram os motoristas para que redobrem as atenções, não esqueçam de usar o cinto de segurança e jamais dirijam caso tenham ingerido bebidas alcoólicas.

Equipe usa trajes juninos para chamar a atenção dos condutores
Para se ter uma idéia, o motorista que bebeu está 200 vezes mais sujeito a acidentes do que o que não bebeu. É que, com a ingestão de bebidas alóolicas, ocorre perda do senso de julgamento e consequentemente alteração do comportamento.  Isso causa menor controle sobre o corpo, perda de noção de profundidade, retardo no tempo de reação e maior risco de colisões.

Consequências

Para quem dirige após beber, as consequências vão desde até três anos de prisão; multa no valor de R$ 957,70; suspensão da habilitação por 12 meses até retenção do veículo no local da infração até apresentação de condutor sóbrio e apreensão do veículo.

Motociclistas também são alvo da campanha
Motociclista e ciclista

De acordo com os folhetos distribuídos pela SMTT durante a campanha, a cada 90 segundos morre um motociclista na terra, pois a motocicleta é seis vezes mais perigosa que o automóvel. As recomendações são para que os motociclistas usem o capacete com viseira, visando reduzir traumas de crânio e cegueira; acendam o farol durante o dia, para facilitar a visão dos motoristas; mantenham a distância de segurança, equivalente ao espaço de um automóvel e utilizem equipamentos de segurança como botas, luvas e roupas apropriadas.

Os ciclistas devem usar capacete adequado e trafegar exclusivamente por pistas exclusivas (ciclovias ou acostamentos). Devem descer nas calçadas, praças e calçadões e empurrar as bicicletas.  Isso além de usar roupas claras ou refletivas quando pedalar, principalmente à noite e jamais ingerir bebidas alcóolicas antes de andar de bicicleta.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais