Solicitações de EAR aumentam em 140%, aponta Detran

Os dados  do Detran apontam que em 2016 foram 2342 solicitações, enquanto este ano esse número mais que dobrou, são 5932 pedidos (Foto: Arquivo Portal Infonet) 

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) registrou entre janeiro e agosto deste ano, um aumento de 140% nos pedidos de habilitação para atividade remunerada em relação ao mesmo período do ano passado.

No geral, os dados do Detran apontam que em 2016 foram 2342 solicitações, enquanto este ano os dados mostram que esse número mais que dobrou, são 5932 pedidos. Os aplicativos de transporte como Uber, instalado em dezembro do ano passado em Aracaju, impulsionaram esses dados.

De acordo com dados do órgão, os meses de maio e junho foram os que tiveram um maior aumento em relação ao ano anterior, com 256,84% e 301,55%, respectivamente. Já o mês de julho foi o que houve o maior número de pedidos com 949 solicitações, enquanto o ano de 2016, foram contabilizados 275 pedidos, o que corresponde a 249,05 % de aumento.

Entenda

Os condutores que exercem ou desejam exercer atividade remunerada ao volante, isto é, os que recebem pagamento ao prestar serviço de transporte de pessoas ou bens para pessoas física e/ou jurídica como, por exemplo, taxista, motofretista, mototaxista, motorista de van, motorista de ônibus, motorista de transporte de emergência, precisam, por lei,  declarar essa condição perante o órgão de trânsito para fins de constar o registro do EAR (exerce atividade remunerada) no campo de observação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Por Yago de Andrade

Com informações do Detran

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais