SSP de SE está apta a realização de exames de alcoolemia

SSP de SE passa a realizar exame de alcoolemia (Foto: Jenilson Gomes)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP), através do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), já está apta a realizar exame de alcoolemia que aponta a quantidade de álcool no sangue. Durante toda essa semana profissionais da perícia sergipana estão em fase de treinamento para operar um Cromatógrafo, aparelho adquirido para a realização dos procedimentos.

O equipamento foi comprado com recursos oriundos de convênio entre a SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). De acordo com a diretora da Assessoria de Planejamento da SSP (Asplan/SSP), Fabiana Alessandra, o investimento total foi de R$ 138.027,40. “A aquisição desse equipamento, como outros que já chegaram, faz parte da continuidade do fortalecimento da Perícia Forense de Sergipe”, destaca Fabiana.

Segundo a diretora do IAPF, a perita Maria Auxiliadora, os exames de alcoolemia eram realizados em outros Estados a exemplo da Bahia e com a chegada do novo equipamento toda a demanda será suprida em Sergipe. “Os lotes eram enviados para outras Polícias Técnicas que já possuiam o equipamento a exempo da perícia da Bahia. Isso fazia com que os resultados demorassem um bom tempo. A previsão agora é que em dez dias os laudos possam ser finalizados”, comemora Auxiliadora.

Através de recursos do Proinveste, com investimento de R$ 3 milhões, outros aparelhos irão chegar para a montagem dos laboratórios do Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF), que funcionará dentro da estrutura do Complexo do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec).

No IAPF serão montados os laboratórios de Genética Forense e Toxicologia Forense, permitindo a realização, no próprio Estado, de exames residuográficos, de detecção de drogas ou álcool e até de DNA, todos requisitados em inquéritos policiais. Trata-se de uma antiga reivindicação da sociedade e da própria polícia. Além dos setores de DNA e Toxicologia, o IAPF terá ainda mais seis laboratórios de perícia forense: Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense.

Os laboratórios ficarão em um prédio cedido através de um convênio firmado em 2012 entre a SSP, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o SergipeTec e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Científico (Sedetec).  “O investimento que está sendo feito é de extrema importância, porque, a partir daí, Sergipe poderá realizar procedimentos e exames que eram feitos em outros Estados”, destacou Auxiliadora.

Concurso público

O Governo de Sergipe, através da SSP, realizou no mês de maio do ano passado o 1º concurso público da história da Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Cogerp /SSP).

O concurso público ofertou vagas para os cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odonto legal, papiloscopista e técnico de necropsia. Os aprovados exercerão suas funções nos quatro institutos que compõem a Cogerp: Instituto de Identificação, Instituto Médico Legal (IML), Istituto de Criminalística e Instituto de Análise Criminal e Pesquisa Forense (IAPF).

Fonte: SSP/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais