SuperAção acontece nesta quarta, para inserção de PcDs

0
Serão realizadas oficinas e ações para pessoas com deficiência

Adiado por conta das chuvas que acometeram a capital nas últimas semanas, o SuperAção já tem nova data, e acontece nesta quarta-feira, 07 de junho. Durante todo o dia – das 08h às 14h, na Praça Fausto Cardoso, serão realizadas oficinas e ações voltadas para as pessoas com deficiência. De acordo com a organização, a ideia é disponibilizar conhecimento através de trocas de experiências que levem à implementação de boas práticas de acessibilidade, facilitando a integração e permanência do trabalhador com deficiência no ambiente de trabalho.

O evento é realizado pelo Fórum Permanente de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho de Sergipe, instância estadual que visa estabelecer uma rede de discussão contínua com entidades públicas e privadas comprometidas em ampliar as oportunidades de qualificação profissional e empregabilidade dos PcDs. De acordo com Sandra Magna Rezende, coordenadora estadual do Trabalho e Emprego, somam-se ao Fórum diversos parceiros, como o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Inclusão Social, Senai, Senac, INSS, Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Fundat/PMA, Conselhos Municipal e Estadual da PcD, entre outras instituições.

“Esse evento tem uma importância fundamental e é resultado de uma grande somação de esforços de diversos agentes de instâncias integrantes desse processo de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Não é uma tarefa fácil, ainda que haja toda uma legislação pertinente e órgãos atuantes de fiscalização”, pontuou. Para ela, além de oferecer um grande banco de informações e intermediação de mão de obra, o evento tem a grande importância de incentivar a qualificação profissional junto a esse público.

“Consideramos indispensável que as pessoas com deficiência participem e se empenhem em se qualificar para esse mercado, que está cada dia mais competitivo e exigente. Por isso, teremos cursos e oficinas, além de palestras”, disse. A programação prevê, também, a realização de emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), balcão de emprego, cadastro de contribuinte e apresentações artísticas. As oficinas serão de braille, libras, currículos e confecção de livros sensoriais.

Fonte e Foto: Seidh

Comentários