Tamar vai celebrar 40 milhões de tartarugas marinhas salvas com shows

As últimas quatro décadas de trabalho pela conservação das tartarugas marinhas resultaram em um marco histórico protagonizado por toda a sociedade brasileira: 40 milhões de tartarugas, entre filhotes, juvenis e adultas, nasceram e/ou foram recuperadas no litoral brasileiro e ganharam os mares.

Para celebrar o feito, o projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar realiza uma série de ações em suas bases com destaque para as apresentações musicais nos dias 13 e 14 de dezembro, nas sedes do projeto localizadas em Praia de Forte (BA), Aracaju (SE) e Ubatuba (SP).

Entre as atrações confirmadas para Aracaju estão a soltura de tartarugas e apresentação da banda local The Baggios que fará a apresentação principal no palco do Oceanário do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar.

Segundo os fundadores do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, Guy e Neca Marcovaldi, o marco histórico só foi atingido em razão do engajamento das comunidades costeiras. “Esses animais deixaram de ser utilizados para consumo e passaram a ser queridos e admirados, graças à conscientização das pessoas sobre a importância de preservá-los”, destaca Guy Marcovaldi. O trabalho do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar trouxe informações que contribuíram para fortalecer a consciência socioambiental das comunidades locais e contagiou todo o Brasil. O apoio da sociedade, dos governos que passaram durante essas quatro décadas, de diversas instituições parceiras e da Petrobras, que patrocina o Projeto desde 1982, também é fundamental para o alcance desses resultados.

Esse resultado de preservação das cinco espécies de tartarugas está associado à recuperação de importantes áreas de desova. Algumas praias da Bahia que ainda não tinham sido associadas à preferência das tartarugas-oliva, por exemplo, hoje também registram grande aumento do número de ninhos e a expansão do período de reprodução. Já os nascimentos de filhotes que antigamente eram registrados apenas entre quatro e seis meses já são observados ao longo de todo o ano.

Programação

16h – soltura de tartarugas marinhas com cortejo de grupos folclóricos,
17h Apresentação do Grupo de Teatro Imbuaça (Mar de Fitas Nau de Ilusão)
18h30 apresentação do Barco de Fogo de Estância,
19h- banda Bichos do Mar
20h- A banda local The Baggios
21h30- Arthur Matos
22h30- Os Faranis

Fonte: Projeto Tamar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais