Tamar vai devolver ao mar tartaruga reabilitada em Aracaju

O público poderá acompanhar o processo de reintrodução da tartaruga ao seu habitat natural (Foto: Tamar)

Uma tartaruga da espécie verde (Chelonia mydas) será devolvida ao mar nesta quinta-feira, 9 de janeiro, após um período de reabilitação. A ação acontecerá às 16h, no Centro de Visitantes do Projeto Tamar Aracaju, que fica na região dos lagos na Orla de Atalaia. O público poderá acompanhar o processo de reintrodução da tartaruga ao seu habitat natural.

O animal encalhou dia 12 de outubro de 2019, em Alagoas. Foi resgatado pelo CETAS-IBAMA/AL e encaminhado para o Tamar Aracaju no dia 16 de outubro de 2019, onde iniciou o tratamento e reabilitação.

A tartaruga verde mede 46cm de comprimento e pesa 10kg. Ela estava com escore corporal médio, que apresentava sinais de afogamento. Após cerca de três meses na reabilitação, o animal encontra-se apto para retornar ao ambiente marinho e dar continuidade ao ciclo de vida da espécie. Durante o tratamento, os visitantes puderam acompanhar alguns procedimentos no Laboratório da Tartaruga, realizados pela equipe técnica do Tamar.

A captura incidental é considerada atualmente a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas. No Brasil, assim como no resto do mundo, a pesca do arrasto do camarão e com espinhéis em alto mar são dois dos principais tipos de pesca que interagem com as tartarugas. Por isso, o Tamar desenvolve programa específico que inclui educação ambiental e orientação aos pescadores, além de desenvolver novos recursos e petrechos de pesca que possam minimizar os efeitos sobre as populações e reduzir os índices de capturas. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3243-3214 e pelo email: oceamar@tamar.org.br.

O Centro de Visitação do Tamar em Aracaju é uma ótima opção de passeio, pois, além de observar tartarugas marinhas, o visitante pode conhecer mais sobre a sua reprodução e conservação, além de observar outros animais marinhos e dulcícolas, como tubarões, moreias, cavalos marinhos, pirarucu entre outros, em mais de 18 aquários e tanques. Neste período de férias, janeiro, funcionando diariamente das 09 às 21h.

Fonte: Projeto Tamar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais