TERAPIA MANUAL (TM)

0

O fantástico mundo da terapia manual está cada vez mais divulgado no universo da saúde e inexplicavelmente o seu conceito ainda não é unanimidade para a sociedade. Falta de divulgação, compromisso com o paciente, talvez vocação, não sabemos o real motivo, mas o importante é que a arte de avaliar e tratar utilizando apenas as mãos está na moda e felizes os pacientes que podem usufruir desse dom.

 

A TM é extremamente eficaz no tratamento de inúmeras desordens músculo-esqueléticas, como: hérnia de disco, artrose, bursite, síndrome do impacto, lombalgia, dores no pescoço, tontura relacionada à disfunção cervical, dentre muitas outras alterações.

 

Mobilização neural, Maitland, osteopatia, Mulligan, Mackenzie, são apenas algumas das técnicas que representam o vasto mundo da TM. A RPG talvez seja a mais conhecida e procurada pelos pacientes que sofrem de quadros álgicos.

 

O Fisioterapeuta é o profissional que carrega esse poder de cura nas mãos, mas infelizmente muitos deixam de serem artistas porque acabam encurralados dentro de um contexto simples, defasado e errôneo conhecido pela expressão Fisioterapia Convencional.

 

Obviamente que os tratamentos que não disponibilizam de técnicas manuais se tornam paliativos na grande maioria das vezes, pelo simples fato de não apresentarem os objetivos de tratar a causa e as conseqüências do verdadeiro problema do paciente. Paradoxalmente, a TM vai no foco do problema e muitas técnicas foram criadas e estudadas durante anos para isto.

 

O atual cenário da profissão não permite que algumas clínicas destinadas a executar o serviço de fisioterapia incluam em seus protocolos de tratamento técnicas do fascinante mundo da TM e acabam submetendo seus pacientes a tratamentos repetitivos e ineficazes.

 

Muitas publicações estão sendo lançadas no meio científico comprovando a total eficácia das técnicas manuais, quando comparadas aos recursos básicos amplamente utilizados atualmente. A nova tendência da fisioterapia é essa e não tem como mudar esse destino que será avassalador para muitos e extremamente gratificante para poucos, justamente os poucos que conduzem a nossa profissão explorando a maestria e o poder das mãos.

GREMES,  Fisioterapia em boas mãos
Av. Anízio Azevedo, 675 – Centro Médico Luiz Cunha, Sala 806 – Bairro: Salgado
Filho, CEP.:49025-200

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais