Termina hoje o prazo para regularizar títulos eleitorais

Os eleitores que não votaram e nem justificaram ausência nas três últimas eleições têm até hoje, 30, para regularizarem a situação nos cartórios eleitorais.

Caso isto não seja feito pelos cidadãos, os títulos serão cancelados pela Justiça Eleitoral. A revisão dos títulos passíveis de cancelamento é realizada a cada dois anos para atualização do cadastro nacional de eleitores, sempre em ano não eleitoral.

Em Sergipe, cerca de quatro mil eleitores podem ter o título cancelado se não comparecerem até as 18 horas em qualquer cartório eleitoral, independente do domicílio eleitoral. Quem não regularizar a situação fica impedido de prestar concursos e fazer transações financeiras, além de ter o título cancelado.

Cancelamento –  O cancelamento de títulos por óbito do eleitor já foi feito neste ano. Outro tipo de cancelamento é feito quando é constatada coincidência entre nome do eleitor, filiação e data de nascimento; e localizada apenas uma inscrição no cadastro com os respectivos dados.

Para evitar qualquer possibilidade de erro, um sistema busca, automaticamente, registros de alistamento, transferência, revisão, pedido de segunda via, quitação de multa, justificativa de ausência às urnas e outras operações realizadas após a data do óbito.

Para requerimento de título ou transferência de domicílio eleitoral, o prazo termina no próximo dia 3 de maio. Também nesse dia será encerrado o prazo para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título, assim como para o eleitor com deficiência solicitar sua transferência para seções eleitorais especiais.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais