Termina hoje prazo para comerciantes declararem estoque de camarões

A vendedora Valdicleia Ribeiro
A segunda etapa do defeso do camarão teve início no primeiro dia de abril e dura até o dia 15 de maio. Os pescadores têm até essa data para realizar o cadastro do seguro-defeso, que garante a renda dos trabalhadores nessa época. Já os comerciantes têm até a segunda-feira, 9, para declarar todo o estoque de camarão ao Ibama, e evitar uma multa que pode variar entre R$700 e R$100 mil.

Na colônia mais antiga de Aracaju, a Z-1, estão sendo atendidos 60 pescadores por dia. “Muitas pessoas não receberam as primeiras parcelas, e esperam receber tudo agora. Mas o sistema funciona bem. Principalmente porque motiva os pescadores, que antigamente não tinham direito á nada”, comenta Anfrísio Andrade, pescador há 20 anos e tesoureiro da Colônia Z-1.

Anfrísio Andrade, pescador e tesoureiro da Colônia Z-1
A pescadora e marisqueira Renildes de Menezes concorda com o tesoureiro, e fala que hoje o pescador colabora com o defeso. “Nós estamos com mais consciência dos nossos direitos, e ajudamos o defeso. È necessário pro trabalho. Esperamos que esse programa de seguro continue, porque ajuda muito”, falou Renildes. Para receber o seguro o pescador deve ser cadastrado na colônia e estar regularizado com o Ministério do Trabalho.

O chefe de fiscalização do Ibama, Salustiano Marques, comenta que hoje há o apoio dos pescadores ao defeso, e orienta os comerciantes a adiantarem a declaração do estoque. “É melhor não deixar pra última hora”, fala. Foi o que fez a comerciante Maria José, que há 21 anos vende camarões no Mercado Albano Franco. “Eu consigo trabalhar tranquilamente na época do defeso. Só espero que o estoque não dure até o fim”, comentou ela rindo.

Mas no caso do camarão do mar acabar faltando, a inda há a possibilidade de o consumidor comprar o camarão de viveiro, que não entra no defeso. “Como o outro fica em pouca quantidade as pessoas acabam pedindo mais o camarão de viveiro”, fala a vendedora Valdicleia Ribeiro dos Santos, que vende camarões há três anos. O próximo defeso só acontece no período de 1 de dezembro a 15 de janeiro de 2008.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais