Termina prazo para adequação de preços no varejo

Termina hoje, 20, o prazo de adequação dos estabelecimentos de varejo para as novas regras de informação dos preços. O prazo foi estabelecido no Decreto nº 5.903 de 20 de setembro de 2006, que dispõe sobre a marcação dos preços nos produtos.

 

De acordo com o Decreto, o comerciante deverá indicar o preço através de etiquetas afixadas na embalagem. Caso o estabelecimento trabalhe com código de barras, além de informações como preço e características próximos ao produto, deverão ser instalados máquinas de leitura óptica a uma distância máxima de 15 metros dos produtos à venda.

 

O Decreto também regulamenta que bares, restaurantes e casas noturnas deverão fixar os preços na entrada do estabelecimento. Se alguma irregularidade for encontrada pelo Procon, os proprietários podem pagar uma multa de R$ 200 a R$ 3 milhões.

 

Opinião

 

O presidente da Associação Sergipana de Supermercados do Estado de Sergipe (Ases) Messias Peixoto concorda com as novas normas. “A instalação dos leitores ópticos nos supermercados serve para atualizar o consumidor sobre os preços cobrados”, comentou.

 

A aposentada Aurora Andrade divide a mesma opinião. “A gente precisa saber o preço. Uma vez fui pegar um produto e não encontrava o preço, um dos rapazes que teve que ir verificar”, conta a aposentada.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais