TJ/SE concede liminar a favor do Estado de Sergipe

O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), através de seu Presidente, Des. Roberto Porto, concedeu suspensão de execução da decisão (nº 0002/2009) em favor do Estado de Sergipe, ao apreciar agravo de instrumento interposto pela Procuradoria-Geral do Estado contra decisão proferida pelo Juízo de Direito da 19ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. O juízo, em sede de ação anulatória, deferiu o pedido de tutela antecipada formulado pelo Município de Itabaiana, e outros municípios.

A ação ordinária determinou que o Estado de Sergipe realizasse o repasse ao Município de 25% sobre o montante total do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços arrecadados, sem dedução de incentivo fiscal concedido pelo Estado por meio do PSDI – Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial, (Lei nº 3.140/91), fixando-se a multa diária de R$ 500 para o caso de descumprimento da decisão.

De acordo com a Sub-Procuradora Geral do Estado, Conceição Maria Gomes Ehl Barbosa, a decisão teria a possibilidade de causar greve lesão a economia pública, pois, haveria uma obrigação do Estado, de imediato, fazer um repasse que não estava previsto na arrecadação, causando caos orçamentário. Ela acrescenta ainda, “O que o Estado deixou de arrecadar, nesse caso ele teria que retirar dos cofres públicos para repassar para o município de Itabaiana e todos os outros municípios”.

O efeito suspensivo concedido pelo TJ/SE teve ordem político administrativa com base em grave lesão à ordem e economias públicas.

Fonte ASCOM/PGE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais