Torre suspende coleta de lixo e PMA pode rescindir contrato

Caminhões coletores são recolhidos pela Torre (Foto: Torre/Facebook)

A empresa Torre Empreendimentos Ltda, que venceu o processo de licitação para realizar a coleta de lixo em Aracaju, suspendeu a atividade em Aracaju. Em nota enviada à imprensa, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) confirma a suspensão da atividade e solicita a compreensão da população para não expor o lixo na porta das residências em decorrência da falta de coleta e que já está adotando providências para regularizar os serviços.

Em conversa com o Portal Infonet, o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas de Santana, não descartou a possibilidade da rescisão do contrato. “É a última das hipóteses, mas pode acontecer”, destacou Luiz Roberto. Na nota enviada à imprensa, a Emsurb esclarece que a Torre Empreendimentos recolheu os caminhões compactadores  que a fazem a coleta de lixo domiciliar no município de Aracaju sem qualquer aviso prévio “ou motivo plausível” para esta iniciativa.

Na nota, a Emusrb informa que está cumprindo rigorosamente as obrigações destacadas no contrato e que as dívidas que a atual gestão da Prefeitura de Aracaju teria herdado do antecessor, João Alves Filho (DEM), estariam sendo quitadas conforme o acordo firmado entre as partes. De acordo com a nota, a dívida foi avaliada em R$ 26 milhões, montante que foi parcelado e as parcelas estão sendo pagas regularmente.

A Emsurb classifica como “decisão precipitada“, enfatiza que a Torre expõe a riscos a população de Aracaju com a suspensão da coleta de lixo e “deixa clara a necessidade de se ter outras empresas do ramo que possam ser contratadas em caráter emergencial, com o objetivo de evitar transtornos à população”.

Segundo a nota, “a Prefeitura de Aracaju, através dos técnicos da Emsurb, analisa meios para sanar o mais breve possível tal situação e ainda as possíveis penalidades que poderão ser aplicadas à empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda”. A nota não estabelece previsão, mas promete medidas para regularizar a coleta de lixo em espaço breve de tempo.

Nota

A empresa Torre Empreendimentos se manifestou em nota, explicando que a interrupção dos serviços é consequência da falta de entendimento com a Emsurb para quitação de débitos pendentes. Na nota, a Torre, ao contrário do que revela a Emsurb, garante que a Prefeitura de Aracaju está com pagamento em atraso referente a duas parcelas do acordo firmado para quitação de débitos antigos. A Torre informa que já buscou entendimentos, mas não obteve êxito e que estes atrasos têm causado prejuízos à empresa.

Na nota, a direção da Torre diz que já alertou a Emsurb sobre as dificuldades que está encontrando em negociar com fornecedores e instituições bancárias pela falta de pagamento das faturas em atraso.

Por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 08h49 e às 14h55, do dia 12 de dezembro para acréscimo de informações 
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais