Tradição pede que decoração natalina seja retirada no dia 6 de janeiro

Muitas famílias irão seguir a tradição do Dia de Reis e desmontar a decoração natalina nesta quarta-feira, 6. De acordo com o Padre Givanildo Santos, a data representa o fim do ciclo natalino e a abertura para o início de um novo ciclo.

“Esta quarta encerra oficialmente o ciclo do Natal e neste domingo, 10, iremos comemorar o batismo de Cristo. A partir daí, começam outros ciclos, como a Quaresma e a Páscoa”, afirma o padre. “Entretanto, eu não sei exatamente o porquê da retirada de adornos serem no dia 06 de janeiro, provavelmente essa é uma tradição popular”, conclui.

Segundo o padre, as festividades natalinas não foram

Maria de Fátima segue a tradição e retira os adereços natalinos no dia 06
originadas pela Igreja Católica e sim adaptadas de uma exaltação pagã ao Deus Sol. “Poucos fiéis sabem que o Natal teve as suas origens em um culto pagão. A Igreja só fez substituir o Deus Sol pelo menino Jesus”, conta.

Algumas pessoas seguem a tradição de desmontar a decoração natalina no dia 06 de janeiro, como é o caso da empresária Maria de Fátima. “É um ritual católico que acontece há muitos anos e deve ser preservado para resgatar as tradições. Essa foi a formação católica que eu tive e essa é a educação que eu procuro passar para os meus filhos”, diz.

Outras pessoas, entretanto, tiram a decoração sem prestar

Os enfeites e árvores serão guardados nesta quarta, 6
atenção na data, geralmente depois do Réveillon. “A minha mãe tira os enfeites assim que as festas de Natal e Ano Novo terminam. Ela não espera até o Dia de Reis não”, diz a estudante Danielle Freitas.

História dos Reis dos Magos

O Dia de Reis retrata a visita dos três reis magos à gruta de Belém, onde nasceu Jesus Cristo.  Segundo o padre Givanildo, os homens não eram reis e sim pessoas normais que estudavam o céu e as estrelas.

“Ao avistar uma estrela brilhante no céu, eles

Padre Givanildo afirma que ritos pagãos deram origem ao Natal
descobriram que uma pessoa muito importante iria nascer. Ao encontrar Jesus na gruta, as três pessoas resolveram não contar ao rei Hérodes que a criança havia nascido, já que o rei queria matá-la”, afirma o padre. Desde então, os Reis ficaram conhecidos por disseminar a religião católica pelo mundo, numa época em que os adeptos do cristianismo sofriam perseguição.

Os enfeites que decoram milhares de casas no Natal fazem referência a esse episódio. “A árvore de Natal representa a manjedoura onde Cristo nasceu, os presentes que as pessoas trocam umas com as outras simbolizam os presentes que Jesus recebeu dos Reis e as luzes, como os piscas-piscas, representam da grandiosidade do menino Jesus”, diz o padre.

Por Carla Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais