Três filhotes de tubarão-lixa são atrações do Projeto Tamar Aracaju

Projeto Tamar Aracaju recebeu três filhotes de tubarão-lixa vindos da Bahia. (Foto: Projeto Tamar Aracaju)

Três filhotes de tubarões lixa, nascidos no Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte/BA, são a nova atração do centro de visitantes de Aracaju.

Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças e o Tamar preparou uma surpresa especial, onde as crianças terão a oportunidade de escolher os nomes dos novos moradores das piscinas do Centro de Visitantes em Aracaju.

Mesmo sendo rara a reprodução de tubarões lixa em piscinas, a equipe técnica vem registrando nascimentos desta espécie desde 2013. Este ano os nascimentos foram ainda mais especiais, pois os três filhotes nasceram no início da pandemia de Covid-19 e encheu de esperança toda equipe do projeto. De casa nova na Fundação Projeto Tamar de Aracaju, localizado na Orla de Atalaia, os filhotes (machos) estão com idade entre 4 a 5 meses e com 50 cm de comprimento.

O Centro de Visitantes em Aracaju, localizado na Orla de Atalaia, fica aberto quinta e sexta das 14 às 17h; Sábado e domingo das 10 às 17h e no feriado do dia 12 de outubro das 10 às 17h.

“Com nossa atuação sustentada pela educação ambiental, conservação da biodiversidade marinha e pesquisa científica, recebemos, carinhosamente, crianças de todas as idades com o propósito de incentivá-las cada vez mais nessa incrível jornada de cuidado pela vida marinha. E conhecendo os novos moradores das piscinas da Fundação Projeto TAMAR, os três filhotes de tubarão-lixa”, segundo o Tamar.

Conheça o tubarão lixa

O tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) ocorre em toda costa brasileira. Vive em fundo de areia, próximo a rochas e corais, em águas mornas. Possui hábitos noturnos e permanece imóvel por horas durante o dia, apresentando um comportamento sedentário. Alimenta-se de moluscos, crustáceos e peixes, que captura por sucção. Possui maturação tardia e reprodução lenta. Esse tubarão produz os ovos que se desenvolvem e eclodem dentro do corpo da fêmea. Logo após nascerem, os filhotes já estão prontos para enfrentar os desafios para sua sobrevivência sem auxilio da mãe (assim como as tartarugas marinhas). Os filhotes nascem com pintas escuras pelo corpo, o que permite que se camuflem no ambiente. A medida que vão crescendo vão adquirindo uma coloração marrom-amarelado escuro, típica dos adultos desta espécie. Por ser um animal sedentário e fiel a certos locais, tem como maior ameaça o homem, ficando vulnerável a extinção pela pesca predatória e a poluição.

Fonte: Projeto Tamar Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais