Três fugitivos são recapturados em Tobias Barreto

0
Relação dos fugitivos (Foto: Sejuc/Divulgação)

Três fugitivos do presídio de Tobias Barreto foram recapturados até a noite desta quinta-feira, 3. A informação é da diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen) e confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cidadania (Sejuc) na manhã desta sexta-feira, 4.

O presidente do Sindpen, Edilson Sousa, informou que três agentes prisionais que estavam de folga conseguiram dominar um dos fugitivos. O detento, segundo Sousa, mantinha uma senhora como refém no povoado Tabua, mas a situação ficou controlada com a atuação dos três agentes prisionais.

A assessoria da Sejuc informou que a equipe da Força Nacional permanece no presídio e está realizando nova contagem no presídio para identificar o real número de detentos fugitivos. Os números são conflitantes. A Sejuc garante que oficialmente constata-se a fuga de 12 detentos, mas no Sindpen há informações que indicam a fuga de 17, conforme ressaltou o presidente Edilson Sousa.

A assessoria da Sejuc observa que há informações desencontradas disseminadas em redes sociais quanto ao número efetivo de presos que conseguiu fugir do Pavilhão 1 naquela madrugada e também quanto à origem de um vídeo, cuja origem das imagens já começou a ser investigada. Segundo a assessoria, há possibilidade do vídeo ter sido feito na fuga anterior, ocorrida no Pavilhão 5, do qual fugiram 47 detentos.

A assessoria observa que em um trecho do áudio, um dos detentos observa que o pessoal do P1 [Pavilhão 1] não tinha conhecimento daquele plano de fuga, “se tivesse sabendo, tinha vazado todos”. Este trecho, na visão da assessoria da Sejuc, afasta todas as possibilidades do vídeo ter sido originado na fuga do Pavilhão 1, registrada na madrugada da quinta-feira, 3.

Por Cássia Santana

Comentários