Treze espécies de árvores estão em alerta por risco de extinção em SE

Superintendente da Semarh explica trabalho que culminou na descoberta (Foto: Portal Infonet)

Sergipe registrou treze espécies de árvores com risco de extinção durante levantamento realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir de um acordo de cooperação assinado pelo estado junto ao Serviço Florestal Brasileiro. Oito delas foram identificadas pela Direção da Gestão de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) com os nomes populares de mescla-çul, sucupira, ipê-roxo e ipê-branco, palmeira de licuri,  ‘bucho’ de boi, cedro e garapa. As outras cinco são registradas apenas pelos nomes científicos de erythroxylum mattos-silvae, jacaranda rugosa, neomitranthes obtusa, tetragastris ochionni e byrsonima bahiana.

De acordo com o diretor de Gestão e Meio Ambiente Elísio Marinho, as treze espécies foram encontradas nas áreas florestais do estado e ligaram o sinal de alerta do Governo de Sergipe, que pretende combater o problema enviando à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei que regulamenta a Política Estadual de Florestas.

Semarh divulga lista de espécies vulneráveis. (Foto: Portal Infonet)

“Sergipe foi o primeiro estado brasileiro a assinar o acordo de cooperação com o Serviço Florestal Brasileiro para realizar o Inventário Florestal Nacional. É uma metodologia de todo o país em que são feitos levantamentos nas áreas florestais do estado e são identificados os estados dessas árvores”, explica Elísio.

Entre as medidas de refortalecimento das espécies no estado, o superintendente destaca que a Semarh tem recomendado a utilização destas em espaços de reflorestamento. “Todos os trabalhos que recomendamos aqui pela secretaria, nós colocamos as espécies da lista de ameaçadas para que façam parte da lista de plantio. Temos uma lista e a cada cinco árvores plantadas, plantamos três destas”, argumenta.

por Daniel Rezende

*A matéria foi alterada às 10h10 do dia 15/10 para correção de nomenclatura do entrevistado.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais