Turismo tem programas revitalizados

0

Após a transferência das atribuições da extinta Setur para a Sedetec, que se tornou Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, as ações relacionadas com a política estadual de turismo retomam seu ritmo normal. O secretário Jorge Santana dedicou grande parte do seu tempo nos últimos dois meses para cuidar da transição e já começou a reestruturar os principais programas.

Na última 4ª feira, reuniu-se com uma comissão do Fórum Estadual de Turismo (Fortur) para discutir as propostas de alterações no decreto que criou aquele colegiado, de modo a torná-lo mais representativo e democrático, assumindo papel propositivo na formulação e execução da política estadual de turismo. Já na 6ª feira, coordenou reunião com a nova equipe do Prodetur Nacional/Sergipe, ocasião em que representante da Technum, empresa contratada para elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Polo do Velho Chico, apresentou o estágio dos trabalhos.

Através do Prodetur, o governo do Estado tem possibilidade de contratar empréstimo junto ao BID de até US$ 100 milhões para um vasto leque de investimentos em dois pólos turísticos: o Velho Chico e a Costa dos Coqueirais. A agenda de promoção do destino turístico e de qualificação de mão-de-obra para o setor continua sendo comandada pelo presidente da Emsetur, José Roberto Lima, que tem agido com desenvoltura na formação de parcerias com operadoras nacionais e companhias aéreas, sempre buscando o envolvimento direto do trade turístico sergipano, e que tem participação ativa nas atividades que ficaram a cargo da Sedetec.

Por Ivan Valença

Comentários