UNICEF promove capacitação para representantes de municípios do semiárido sergipano

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizará nesta quinta, 20, e sexta, 21, o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Município Aprovado em Sergipe. O evento, que tem o objetivo de preparar representantes de 45 municípios do semiárido sergipano para o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado, acontecerá no Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

Na capacitação, cada município deverá estar representado por um articulador do selo, que é o técnico indicado pela prefeitura para coordenar localmente a implementação do programa; um conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente e um adolescente, que ficará responsável por apoiar a mobilização de meninos e meninas com idade entre 12 e 17 anos, em escolas e comunidades, em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e da adolescência.

Na ocasião, os representantes serão preparados para construir uma análise de base de cada município, ou seja, o conjunto de indicadores sociais das áreas de saúde, educação e proteção, conforme está definido na metodologia da edição 2009-2012 do Selo. A análise, que será monitorada pelo Unicef, irá revelar aspectos importantes das condições da infância e adolescência em cada município.

Selo UNICEF Município Aprovado

O Selo é um reconhecimento dado aos municípios do Semiárido brasileiro que se empenharam em melhorar os índices relacionados à qualidade de vida da sua população infanto-juvenil. O intuito é que os gestores de municípios do semiárido se comprometam a adotar medidas voltadas para a melhoria das condições de vida da população infanto-juvenil, através da implementação de ações que proporcionem resultados positivos na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde e proteção.

A metodologia do Selo UNICEF está à serviço do fortalecimento das políticas básicas para a infância e a adolescência, e da participação da sociedade no planejamento e acompanhamento da gestão pública. O programa desenvolve capacidades de diferentes atores sociais do município, incluindo adolescentes e crianças, incentivando-os a conhecer, avaliar e contribuir para a melhoria dos indicadores sociais relacionados a meninos e meninas com idade entre 0 e 17 anos.

Participarão do Selo 2009-2012 do UNICEF em Sergipe as cidades de: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Areia Branca, Campo do Brito, Canhoba, Canindé de São Francisco, Capela, Carira, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Itabi, Lagarto, Macambira, Malhada dos Bois, Malhador, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santana do São Francisco, São Domingos, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Telha, Tobias Barreto e Tomar do Geru.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais