Vacinação anti-rábica prossegue até 5 de abril

0

Cães e gatos devem ser vacinados
A Gerência de Antropozoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal terá início neste sábado, 1º de março, e prossegue até o dia 5 de abril em todo o Estado. A meta é vacinar 80% dos cães e gatos nas zonas urbana e rural.

De acordo com Monique Santana, técnica da Vigilância Epidemiológica da SES, cada município terá seu calendário próprio. Em Aracaju, por exemplo, a vacinação acontecerá de 24 e 29 de março, sendo que o momento de maior mobilização da campanha será nos dois últimos dias, quando serão montados diversos pontos estratégicos na capital. “De qualquer forma, durante todo período da campanha as vacinas estarão à disposição nos Centros de Controle de Zoonoses em Aracaju, Lagarto, Propriá e Estância”, informou.
 
Monique alerta que somente cães e gatos devem ser levados aos postos. “A raiva é uma doença 100% letal e mata o animal ou ser humano que adquiri-la. O único meio de escapar dela é a prevenção, através da vacinação e do soro. Quem for mordido por um animal suspeito de raiva deve se vacinar nas unidades básicas de saúde. O Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) também dispõe do soro”, explicou a técnica.

No período de 22 de setembro a 27 de outubro de 2007, Sergipe realizou uma campanha de intensificação anti-rábica animal, ocasião em que foram vacinados 200.420 cães e 59.732 nas zonas urbana e rural do Estado. A segunda etapa desta campanha será realizada em setembro deste ano.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais