Vazamento de óleo atinge Praia do Jatobá

O material está chegando a praia em forma de pelotas (Fotos: Adema) 

Um vazamento de óleo foi registrado neste sábado, 14, na Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros, litoral Norte de Sergipe. De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), já é possível perceber uma mancha de óleo no mar e resíduos em uma área de 700m na faixa de areia da praia.

Em entrevista ao Portal Infonet, o analista ambiental da Adema, Benjamim Reis, explicou a origem do problema. De acordo com ele, a Petrobras envia água oriunda dos poços do Campo de Carmópolis para que a Mosaic, em Rosário do Catete, faça a dissolvição de minérios. Este mesma água, conforme Benjamim, é despejada ao mar, por meio do emissário (um espécie de duto que sai de Rosário, passa pela Praia do Jatobá e segue mar adentro em uma distância de aproximadamente 1,5 km).

A principal hipótese, segundo o analista ambiental da Adema, é de que essa água, por causa de um problema operacional, saiu da Petrobras com um nível de óleo acima do permitido, fato que só foi percebido pela Mosaic por volta das 12h, momento em que o material já estava sendo lançado ao mar.

Por causa disso, A Adema determino à Mosaic a paralisação total do emissário e o mecanismo só poderá retornar à sua funcionalidade após comprovação técnica de isenção absoluta de óleo ou qualquer outro tipo de poluente.

Maré alta está levando os resíduos de óleo para a faixa de praia

Adema diz que material está em uma área de 700m 

Técnicos da Adema já estão no local afetado, nas proximidades das Torres Eólicas, e informaram que o material está chegando à praia em forma de pelotas e que no momento, não é possível fazer a remoção porque a maré está alta. 

A Adema informou também que neste domingo, a partir das 6h, equipes da Petrobras e Mosaic vão fazer a limpeza de toda a extensão da praia contaminada. 

A Petrobras informou que verificou suas operações marítimas em Sergipe e não encontrou anormalidade. A empresa frisou ainda que a origem do óleo e as causas do problema serão investigadas e que os órgãos fiscalizadores foram informados da ocorrência. Ainda de acordo com a Petrobras, equipes de limpeza foram mobilizadas para limpeza da faixa de praia.

A Mosaic disse, por meio de nota, que a operação do duto foi paralisada, assim que foi detectada a ocorrência, e equipes da Mosaic e da Petrobras foram mobilizadas para limpeza da faixa de praia, neste domingo, 15. A Mosaic disse também que a origem do óleo e as causas do problema estão sendoanalisadas pelas empresas; e que os órgãos fiscalizadores foram informados da ocorrência.

A Mosaic destacou que está atuando fortemente junto a Petrobras para mitigar eventuais impactos decorrentes do incidente. A Mosaic reafirmou seu compromisso com as comunidades e com o meio ambiente nas regiões onde atua e se comprometeu a manter a população, autoridades e órgãos competentes informados sobre o andamento deste acontecimento.

por Verlane Estácio

A matéria foi alterada para acréscimo de notas enviadas pela Petrobras e Mosaic. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais