Vazão da Hidrelétrica de Xingó poderá chegar a 2.500 m³/s

Vazão da Hidrelétrica de Xingó poderá chegar a 2.500 m³/s (Foto: arquivo/ Chesf)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um comunicado atualizando as vazões que serão praticadas durante o mês de agosto em Xingó. Segundo a companhia, as vazões médias diárias irão variar entre 2.000 e 2.500 m³/s.

As vazões ficaram definidas após a reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a perspectiva de operação dos reservatórios da Bacia para este mês.

A Chesf ressalta que a operação é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função, tanto da necessidade de controle de níveis dos reservatórios, quanto do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.

“É fundamental ainda chamar a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente”, diz a empresa.

Todas as alterações de vazão, em ocorrendo, serão comunicadas através de mensagem SMS.

por João Paulo Schneider
Com informações da Chesf 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais