Vazão da hidrelétrica de Xingó será aumentada para 2.000 m³/s

Vazão da hidrelétrica de Xingó será aumentada para 2.000 m³/s (Foto: André Schuler)

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou nesta segunda-feira, 11, mais um aumento da vazão do hidrelétrica de Xingó. Segundo a companhia, a partir desta segunda, em Sobradinho, serão praticadas vazões médias diárias de 1.700 metros cúbicos por segundo (m³/s), chegando a 2.000 m³/s na quarta-feira, 13, e permanecendo assim até nova avaliação.

“A Chesf informa que, em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do Sistema Interligado Nacional – SIN, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou alteração na programação de vazões dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (SE)”, ressaltou a o companhia.

Ainda segundo a Chesf, em Xingó as vazões médias diárias seguirão entre 1.200 e 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados; e 1.500 e 2.000 m³/s nos dias úteis. “A Chesf, por sua vez, alerta sempre para importância de não se ocupar as áreas de calha do rio São Francisco, visto que, em situações emergenciais, as Usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar até 4.200 e 3.000 m³/s respectivamente”, destaca a empresa.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais