Vazão na Hidrelétrica de Xingó começa a ser reduzida nesta sexta

(Foto: Márcio Dantas/ Arquivo ASN)

A vasão das Usina Hidrelétrica de Xingó deverá começar a ser reduzida nesta sexta-feira, 3. A informação foi divulgada pela  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), por meio de Carta Circular, na última quarta-feira, 1º.

De acordo com a carta, a diminuição das defluências deve ocorrer de forma gradativa. Com isso, na sexta-feira, a vazão, que está em 4.000 m³/s, passa para 3.500 m³/s. No sábado, 4, reduz para 3.000 m³/s e se mantem.

A carta afirma ainda que esses valores correspondem à defluência total, que pode ser turbinada ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN

“Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibilitam”, afirma a Chesf em um trecho da carta.

Além disso, a empresa orienta a não ocupar áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, devido a necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, o que consequentemente aumenta o volume de água no rio e gera enchentes.

Consequências

Com o aumento da vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó no último dia 12 de janeiro, 13 municípios sergipanos foram afetados pelo aumento do volume de água – Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

Em consequência desse aumento, bares e estabelecimentos comerciais que funcionam às margens do rio foram tomados pelas águas.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais