Veja o que abre e fecha durante o Carnaval

0
Alguns locais terão o horário de funcionamento alterado durante o carnaval (Foto: arquivo Portal Infonet)

A folia de Carnaval já toma conta dos quatro cantos do país e para não correr o risco de ter um contratempo no feriadão, é preciso que as pessoas fiquem atentas para o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços. Confira o abre e fecha especial de carnaval!

Centro

A assessoria de Comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que as lojas do Centro Comercial de Aracaju vão funcionar normalmente na sexta-feira, 28 e no sábado, 1º de março. Fecham no domingo, 2, na segunda-feira, 3 e terça-feira, 4. O comércio volta a funcionar somente na QUarta-feira de Cinzas a partir do meio-dia.

Shoppings

Nos dias 1 e 2 de março, sábado e domingo, todo o shopping Jardins opera em horário normal. Já nos dias 3 e 4, segunda e terça, abrem as praças de alimentação Arcos e Jardins, os restaurantes Ferreiro, Senzai e Pasta Fast, o parque Sweet Play, e o Cinemark conforme programação da Rede. Na Quarta-feira de Cinzas, o centro de compras abre as suas portas a partir do meio-dia.

Durante a Folia de Momo, o RioMar Shopping altera o seu horário de funcionamento. Na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 3 e 4 de março, todas as lojas vão estar fechadas. Durante os dias de festa, o shopping  opera com os segmentos de alimentação e lazer, das 12 às 20 horas. Na Quarta-feira de Cinzas, o RioMar abre suas portas a partir das 12 horas com todas as lojas funcionando normalmente. Vale destacar que, nos dias 1 e 2,  sábado e domingo que antecedem a folia, o centro de compras vai operar normalmente.

Nos próximos dias 03 e 04, segunda-feira e terça- feira de Carnaval, o Shopping Prêmio estará fechado. O centro de compras reabre as portas na quarta- feira, 5, em horário normal, das 12h às 22h.

Bancos

Os bancos funcionam normalmente nesta sexta-feira, 28. O retorno aos trabalhos será na quarta de cinzas, 5 de março. Nesse dia, os bancos terão que oferecer um expediente ao público de no mínimo três horas. Na capital, as unidades abrirão as portas a partir do meio dia e fecharão às 15 horas. Já as agências do interior adaptarão seus horários às exigências do Banco Central. As agências do Banese funcionarão das 12h às 16h na quarta-feira, 5.

Museus

O Museu da Gente Sergipana funcionará no sábado e no domingo de carnaval, das 12h às 16h, e na quarta-feira de cinzas das 12h às 17h. O Museu da Gente Sergipana fica na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju, e é um dos pontos turísticos e culturais mais visitados do Estado.

O Palácio Museu Olímpio Campos, que fica na praça Fausto Cardoso, também no Centro de Aracaju, estará aberto normalmente no sábado, das 9h às 13h e fechará a partir do domingo, 2, até a quarta, 05, reabrindo normalmente na quinta-feira, 6.

O Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão, e os Museus de Arte Sacra e Afro-brasileiro, ambos em Laranjeiras, funcionarão até o sábado, às 13h, fechando do domingo, 2, à quarta-feira, 5. Na quinta-feira, 6, todos os museus voltam ao seu horário normal: o MHS das 10h às 17h; o de Arte Sacra e Afro-brasileiro, das 8h às 13h.

Mercados e Feiras livres

Os Mercados Municipais Thales Ferraz e Antônio Franco (artesanato), no Centro, funcionarão na segunda e na terça-feira de Carnaval, 3 e 4 de março, das 7h às 17h. Já o Mercado Municipal Albano Franco, também no Centro, abre na segunda-feira, das 7h às 13h e permanece fechado na terça-feira. Os mercados setoriais, nos bairros, estarão fechados na segunda e na terça-feira.

As feiras vão funcionar até o sábado, 1º, depois só voltam a funcionar na quinta feira, 5.

Hemose

Devido ao feriado de carnaval, o serviço de coleta de sangue irá funcionar com horários diferenciados. No dia 1º de março, sábado, a doação funciona das 8h às 12h; Já no dia 2, domingo, não tem expediente; no dia 3, segunda de carnaval, o Hemose funciona das 8h às 12h; enquanto no dia 4, terça-feira, feriado de carnaval, não haverá expediente; e no dia 5, quarta-feira de cinzas, o serviço retorna das 13h até às 17h.

Supermercados

Na terça-feira de carnaval, 4, a rede GBarbosa abrirá em horário especial. O Hiper Sul, Jardins, Farolândia, Francisco Porto, Hiper Norte, Riomar e Socorro funcionarão até às 18h. Já as lojas do Siqueira Campos, Mercado, São José, Bugio, Atalaia, João Alves, Santo Antônio, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Augusto Franco, Ponto Novo, Orlando Dantas, Santa Maria e Barra dos Coqueiros funcionarão das 7h às 18h. Os supermercados de Sergipe têm critérios próprios para o funcionamento durante o período carnavalesco, já que a definição das datas de feriados é estabelecida pela Lei Federal 10.607/2002, que não inclui o carnaval como feriado.

O Hiper Bompreço terá horário diferenciado somente na terá, 4: 7h às 20h. Nos demais dias de Carnaval, funciona em horário normal.

O Bompreço estará funcionamento normal durante todo o período de Carnaval.

Os supermercados Todo Dia terão horário diferenciado apenas na terça-feira, 4, quando funcionarão das 7h às 14h. Nos demais dias de Carnaval, funciona em horário normal.

Segundo informações do setor administrativo financeiro do Extra, haverá alteração somente no fechamento da loja nos dias 02, 03 e 04 de março. Abriremos às 07:00h (horário de abertura padrão) e fecharemos às 22:00h.

Cinemas

O Cinemark vai funcionar normalmente todos os dias e ainda terá a promoção ‘Samba no pé, ingresso na mão’, que oferece ingressos para as sessões iniciadas até as 17h por apenas R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Nas sessões do restante do dia, valem os preços normais de bilheteria. Salas 3D e XD não fazem parte da promoção.

As sessões do Cine Vitória continuam suspensas devido à problema hidráulico. O problema acontece desde a quinta-feira, 20, e a Rua do Turista já está tomando as providências para sanar a questão o quanto antes.

Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) informa que entrará em Recesso Carnavalesco durante os dias 03 e 04 de março e que o dia 05 será considerado Ponto Facultativo. Durante esse período, não haverá atendimento referente ao cumprimento de prazos processuais nem atendimento ao eleitor.

A medida é válida para todos os órgãos integrantes da Justiça Eleitoral, incluindo a sede, os Cartórios Eleitorais e as Centrais de Atendimento. As atividades do TRE/SE retornam ao seu curso habitual a partir da quinta-feira (06).

Parque da Sementeira

Parque da Sementeira funcionará todos os dias de 5h às 22h.

Saúde

Os postos de saúde funcionarão até sábado, 1º, e voltarão a funcionar na quinta, dia 6. As Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Pova (Zona Norte) já foram desinterditadas e e estão disponíveis para o atendimento à população.

Tribunal de Justiça

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) entrará em recesso carnavalesco durante os dias 03 e 04 de março e que o dia 05 será considerado Ponto Facultativo. Durante esse período, não haverá atendimento referente ao cumprimento de prazos processuais nem atendimento ao eleitor.  A medida é válida para todos os órgãos integrantes da Justiça Eleitoral, incluindo a sede, os Cartórios Eleitorais e as Centrais de Atendimento. As atividades do TRE/SE retornam ao seu curso habitual a partir da quinta-feira , 6.

Correios

As agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passarão por mudanças em seu funcionamento durante o período do Carnaval. Neste sábado, 1º, todas as agências próprias de Sergipe estarão fechadas. Das unidades franqueadas, a única que atenderá ao público no sábado é a Agência Santo Antônio, que fica localizada na Avenida João Ribeiro, 1287, na Zona Norte de Aracaju. De domingo (2) até a terça-feira de Carnaval (4), nenhuma das agências de Correios abrirá as portas. O funcionamento será restabelecido a partir do meio-dia da Quarta-feira de Cinzas (5).

Infonet

Os setores administrativo e de atendimento funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h no sábado, 1º de março, mas fecharão nos demais dias. Os serviços retornam ao horário normal somente na quarta-feira de cinzas. Já o setor de suporte técnico funciona 24h (regime de plantão). O setor de jornalismo também funcionará em regime de plantão entre os dias 1º e 4 de março, retornando ao expediente normal na quarta-feira, 5.

*A matéria foi alterada às 10h08 do dia 3 de março para correção de informações 

Comentários