Veja os cuidados com a rede elétrica no São João

É importante estar atento aos perigos com a rede elétrica (Foto: Arquivo Infonet)

De acordo com assessor de comunicação da Energisa, André Brito, em hipótese alguma as pessoas devem entrar em contato com as estruturas elétricas (Foto: Portal Infonet)

Com a chegada do São João a população costuma manter a tradição de decorar as ruas com os enfeites juninos. Bandeirolas, faixas e balões são exemplos de elementos decorativos que ganham espaço todos os anos nos bairros durante esta época do ano. Por isto, é importante estar atento aos perigos com a rede elétrica na hora de instalar os materiais.

A primeira e mais importante dica, de acordo com assessor de comunicação da Energisa, André Brito, é que em hipótese alguma as pessoas devem entrar em contato com as estruturas elétricas. “Não se aproximar é fundamental. O segundo passo é evitar material que seja condutor de energia, como arames, linhas de alumínio, barras de alumínio e ferro para as estruturas das barracas”, explica.

As fogueiras juninas também oferecem grandes riscos. A recomendação é que elas não sejam acesas em locais próximos aos fios de energia, já que o calor ocasionado pode provocar a dilatação do fio. No caso dos fogos de artifício, o alerta também é válido.

Já as construções feitas para o período, a exemplo das barracas juninas, devem manter, por questões de segurança, uma distância média de dois metros.

Segundo o assessor, as ligações clandestinas também põe em risco a segurança das pessoas.  Para que as famosas ‘gambiarras’ sejam evitadas, é necessário que o interessado entre em contato com a concessionária de energia, neste caso, a Energisa, com no mínimo 48h de antecedência para solicitar o serviço. “Quem quiser fazer algum tipo de ligação provisória deve entrar em contato com a Energisa, até porque as ligações quando feitas de forma clandestina promovem um altíssimo risco de acidente, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia”, explica.

Acidentes

Caso haja algum acidente envolvendo a rede elétrica, o assessor recomenda o contato imediato com a concessionária de energia para que o problema seja solucionado. “Ninguém deve se aproximar de algum cabo rompido, o ideal é entrar em contato com a Energisa, através do telefone 0800 079 0196 ou do aplicativo Energisa ON para informar sobre o ocorrido, mas de maneira nenhuma a pessoa deve se aproximar dos cabos que estão rompidos”, alerta.

por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais