Ventania derruba parte de vila na zona Norte

Adilene mostra quarto da vila que foi destruído pela chuva e vento
A capital sergipana contabiliza os prejuízos com a forte ventania ocorrida na madrugada desta sexta-feira, 4. De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, os ventos chegaram a 32 km/h. No bairro Santos Dumont, na zona Norte de Aracaju, parte de uma casa e o piso por onde passa um canal dentro de uma vila na Rua Doutor José de Almeida cedeu com a força da chuva e do vento. O corpo de bombeiros esteve no local e recomendou que os moradores deixassem o local.

A dona de casa, Adilene Oliveira Resende, que mora com o marido e dois filhos numa casa vizinha a vila alertou os moradores no momento em que parte de um quarto da vila desabou.  “Escutei o barulho por volta das 2h40 da manhã, alertei meu marido e vim gritando para chamar os vizinhos, pois tinha caído tudo. O bombeiro veio aqui e disse para sairmos, se tiver uma chuva forte é capaz de cair tudo”, disse.

Canal passa em baixo da escada, o piso pode ceder a qualquer momento
Com medo de que a laje que fica em cima do canal desabe, a secretária do lar, Marileide Gomes dos Santos, estava arrumando seus pertences para sair do local ainda hoje. “Estou me mudando hoje, porque estou com medo que o teto caia. O pavimento do esgoto cedeu ontem pela madrugada e fica do lado da minha porta, não tem condições de ficar mais aqui”, lamentou.

De acordo com o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, os ventos que atingiram a cidade são considerados moderados. “Claro que são maiores que nosso vento climatológico que fica em torno de 10 e 12 km/h e atua durante todo o ano, mesmo assim podem causar pequenos estragos. Esse evento acontece com a chegada de chuvas, as massas de ar se chocam, acelerando os ventos, é o que denominamos de convergência”, contou.

Marileide já alugou um quarto para se mudar do local
Com relação a novas previsões o meteorologista disse as chuvas vão diminuir. “Hoje ainda elas podem ocorrer inclusive podem acontecer novos ventos em torno de 28 km/h. Amanhã pela manhã o céu ficará parcialmente nublado, o tempo irá abrir no decorrer do dia e deve chover novamente a noite e na madrugada do Domingo. Nós estamos saindo da fase do El Niño e entrando no La Niña que deve trazer frentes mais frias”, informou.

De acordo com o gerente de áreas verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, com a forte ventania da madrugada uma árvore caiu em frente ao Parque dos Cajueiros na Avenida Beira Mar e galhos de árvores caíram na Avenida Pedro Paes de Azevedo e no Canal 5 do Conjunto Augusto Franco. “A população pode entrar em contato com a Emsurb para a retirada de árvores e galhos das vias públicas pelo telefone 0800-2481300”, informou.

Telhado da vila também cedeu
A Defesa Civil Municipal recomenda que a qualquer indício de afundamento do piso ou estalo em paredes, o morador deve sair de casa e entrar em contato com o Ciosp através do telefone 190 para solicitar a presença do Corpo de Bombeiros. “Quem mora em morros, ou em áreas de risco deve ficar em alerta”, contou Nicanor Bomfim.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais