Ventania derruba parte de vila na zona Norte

0

Adilene mostra quarto da vila que foi destruído pela chuva e vento
A capital sergipana contabiliza os prejuízos com a forte ventania ocorrida na madrugada desta sexta-feira, 4. De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, os ventos chegaram a 32 km/h. No bairro Santos Dumont, na zona Norte de Aracaju, parte de uma casa e o piso por onde passa um canal dentro de uma vila na Rua Doutor José de Almeida cedeu com a força da chuva e do vento. O corpo de bombeiros esteve no local e recomendou que os moradores deixassem o local.

A dona de casa, Adilene Oliveira Resende, que mora com o marido e dois filhos numa casa vizinha a vila alertou os moradores no momento em que parte de um quarto da vila desabou.  “Escutei o barulho por volta das 2h40 da manhã, alertei meu marido e vim gritando para chamar os vizinhos, pois tinha caído tudo. O bombeiro veio aqui e disse para sairmos, se tiver uma chuva forte é capaz de cair tudo”, disse.

Canal passa em baixo da escada, o piso pode ceder a qualquer momento
Com medo de que a laje que fica em cima do canal desabe, a secretária do lar, Marileide Gomes dos Santos, estava arrumando seus pertences para sair do local ainda hoje. “Estou me mudando hoje, porque estou com medo que o teto caia. O pavimento do esgoto cedeu ontem pela madrugada e fica do lado da minha porta, não tem condições de ficar mais aqui”, lamentou.

De acordo com o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, os ventos que atingiram a cidade são considerados moderados. “Claro que são maiores que nosso vento climatológico que fica em torno de 10 e 12 km/h e atua durante todo o ano, mesmo assim podem causar pequenos estragos. Esse evento acontece com a chegada de chuvas, as massas de ar se chocam, acelerando os ventos, é o que denominamos de convergência”, contou.

Marileide já alugou um quarto para se mudar do local
Com relação a novas previsões o meteorologista disse as chuvas vão diminuir. “Hoje ainda elas podem ocorrer inclusive podem acontecer novos ventos em torno de 28 km/h. Amanhã pela manhã o céu ficará parcialmente nublado, o tempo irá abrir no decorrer do dia e deve chover novamente a noite e na madrugada do Domingo. Nós estamos saindo da fase do El Niño e entrando no La Niña que deve trazer frentes mais frias”, informou.

De acordo com o gerente de áreas verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, com a forte ventania da madrugada uma árvore caiu em frente ao Parque dos Cajueiros na Avenida Beira Mar e galhos de árvores caíram na Avenida Pedro Paes de Azevedo e no Canal 5 do Conjunto Augusto Franco. “A população pode entrar em contato com a Emsurb para a retirada de árvores e galhos das vias públicas pelo telefone 0800-2481300”, informou.

Telhado da vila também cedeu
A Defesa Civil Municipal recomenda que a qualquer indício de afundamento do piso ou estalo em paredes, o morador deve sair de casa e entrar em contato com o Ciosp através do telefone 190 para solicitar a presença do Corpo de Bombeiros. “Quem mora em morros, ou em áreas de risco deve ficar em alerta”, contou Nicanor Bomfim.

Por Bruno Antunes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais