Vigilância coleta amostras de produtos alimentícios

Ontem, pela manhã, a equipe da Vigilância Sanitária Estadual esteve no Hiper G.Barbosa, da Avenida Francisco Porto. O intuito era coletar amostras de alimentos para análise da quantidade de resíduos agrotóxicos nos produtos. Dentre os alimentos coletados estão o mamão e a cenoura.

Segundo a Vigilância, as amostras foram lacradas e enviadas para análise nos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde, situados nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O órgão informou ainda que a ação será repetida em outros supermercados da capital.

O trabalho de coleta foi acompanhado pelo responsável pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Para) em Sergipe, Evandro Dantas de Almeida, e pela consultora técnica da Gerência de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Flávia Gonzaga.

“Vamos agora aguardar o resultado das análises para conversar com os produtores e donos de supermercados. A ação é contínua e educativa”, disse Evandro Dantas, informando ainda que este trabalho vem sendo desenvolvido pela Vigilância Sanitária desde o ano passado.

De acordo com o órgão, o intuito da iniciativa é proteger a saúde do consumidor em relação à contaminação química de alimentos. Ainda neste primeiro trimestre, onze amostras serão coletadas. Elas permitirão a Vigilância ter um quadro fiel da situação dos produtos coletados (mamão, cenoura e banana) vendidos nos supermercados de Sergipe.

A Anvisa ainda irá definir os produtos que serão investigados no segundo trimestre de 2006. No ano passado o órgão coletou nos supermercados amostras de laranja, morango, maçã, alface e batata. “Os resultados foram totalmente satisfatórios”, declarou Evandro Dantas.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais