Vizinhos podem contribuir com a segurança de residências no Carnaval

Vizinhos de confiança podem ajudar na segurança da casa (Foto: Freepik)

Quem vai pegar a estrada para curtir o Carnaval fora de sua cidade, deve cumprir algumas medidas básicas de segurança em relação ao imóvel que ficará fechado. Uma das recomendações da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM-SE) para se precaver é formar uma rede de apoio com vizinhos.

Nos dias em que o morador estiver fora da residência, o vizinho pode ficar alerta e entrar em contato caso haja alguma anormalidade. “Procure estabelecer um diálogo com um vizinho de confiança para a vigilância de sua residência”, disse o responsável pela comunicação da PM-SE major Fábio Machado.

Major Fábio Machado (Foto: Portal Infonet)

Uma das maneiras que vizinhos encontram de se comunicar sobre possíveis perigos nas comunidades é formar grupos de WhatsApp. Porém, o major chama a atenção para a confiabilidade dos membros. “A tecnologia ajuda para auxiliar a comunidade, mas vale lembrar que aquele grupo precisa ser formado por pessoas de confiança, para que ao informar que sua casa está desabitada, não cause efeito contrário e isso acabe facilitando o furto de sua residência”, reforçou o major.

Também é importante evitar comentar sobre a viagem, antes dela ocorrer, com pessoas estranhas ou em redes sociais. Caso você more em condomínio, o ideal é avisar ao síndico sobre seu tempo de ausência.

Cuidado com veículos

O policial militar também chamou a atenção para os cuidados com o veículo utilizados para pegar a estrada. “Sem dúvida alguma, a principal dica é fazer a prevenção do veículo e jamais beber e dirigir”, disse. É importante realizar a revisão, para alinhamento e balanceamento de pneus, além de verificar o óleo e os sistemas elétricos do carro.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais