Voluntários participam de curso de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais

Curso segue até sexta-feira / Foto: Arthur Soares (Ascom Semarh)
O Curso da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco teve início na segunda-feira, 7, e prossegue até sexta-feira, 11. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a IBAMA/Sergipe/Núcleo Estadual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Durante os cinco dias,  35 voluntários das comunidades circunvizinhas ao Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, moradores do Assentamento José Emídio dos Santos, da cidade de Capela e dos povoados Lagoa Seca, Canta Galo, Miranda, Boa Vista e Estreito, serão preparados para desenvolverem  ações preventivas e de combate a incêndios florestais em áreas do Refúgio de Vida Silvestre e em remanescentes de Mata Atlântica do seu entorno.

Após capacitação, a unidade de conservação estadual contará com um grupo de voluntários capaz de desenvolver em conjunto com a Semarh ações de prevenção, controle e combate aos focos de incêndios florestais, frequentes nos períodos de estiagem.

A formação de brigada voluntária para combate a incêndios florestais em áreas protegidas é uma experiência que o Governo Federal vem incentivando há alguns anos, sendo reconhecida como uma estratégia bem sucedida de voluntariado na proteção ambiental.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais