Xingo abre cinco das nove comportas

Das nove comportas da Hidrelétrica de Xingo, cinco já estão abertas escoando água além do normal. É bem possível que, até o final de semana, as 9 comportas vertam água ao longo do Rio São Francisco. É isso que assusta os moradores ribeirinhos. Mas a Chesf garante que, este ano, as comportas de Xingó não vão derramar mais do que 2.900m³ de água por segundo e que nenhum município ás margens do São Francisco vai ficar prejudicado.

Explica, porém que a situação de Telha é atípica porque o município permite a invasão da calha do rio, criando situação de enchente. Ontem, em Telha, já eram mais de 35 bares às margens do São Francisco debaixo d´água.

A Chesf garante que avisou a todas as prefeituras, inclusive a de Telha, mas os comerciantes local dizem que não receberam aviso nenhum. Do contrário, teriam retirado seus pertences do local. Muitos já perderam fogões, geladeiras, etc. E a perspectiva que um maior volume de água termine por alagar boa parte das casas instaladas às margens do rio em Telha.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais