Xingo abre cinco das nove comportas

0

Das nove comportas da Hidrelétrica de Xingo, cinco já estão abertas escoando água além do normal. É bem possível que, até o final de semana, as 9 comportas vertam água ao longo do Rio São Francisco. É isso que assusta os moradores ribeirinhos. Mas a Chesf garante que, este ano, as comportas de Xingó não vão derramar mais do que 2.900m³ de água por segundo e que nenhum município ás margens do São Francisco vai ficar prejudicado.

Explica, porém que a situação de Telha é atípica porque o município permite a invasão da calha do rio, criando situação de enchente. Ontem, em Telha, já eram mais de 35 bares às margens do São Francisco debaixo d´água.

A Chesf garante que avisou a todas as prefeituras, inclusive a de Telha, mas os comerciantes local dizem que não receberam aviso nenhum. Do contrário, teriam retirado seus pertences do local. Muitos já perderam fogões, geladeiras, etc. E a perspectiva que um maior volume de água termine por alagar boa parte das casas instaladas às margens do rio em Telha.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais