21ª edição do Culturarte começa nesta sexta em Pirambu

0

Nesta sexta começa o Culturarte de Pirambu (Foto: Wellington Barreto)

A relação entre cultura e meio ambiente vai estar em destaque neste fim de semana, no litoral norte de Sergipe. Desta sexta-feira, 18, até o domingo, 20, o município de Pirambu, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital, será palco de mais uma edição do Encontro de Cultura e Arte (Culturarte). Trata-se do 21º ano de realização do evento que tem à frente o Projeto Tamar e a comunidade do município, e que conta com o patrocínio da Petrobras e da Prefeitura de Pirambu.

As atividades começarão logo mais, às 8h30, com a soltura de filhotes de tartaruga, em frente ao bar Tubarão da Praia. Em seguida, às 9h, no Clubinho da Tartaruga, acontece o seminário “Tamar: 30 anos de histórias em Pirambu”. A abertura será feita pelo pirambuense Fábio Lira, que é biólogo e executor da Base de Pesquisa do Abaís. A palestra seguinte será feita pela cantora e compositora Antônia Amorosa, que falará sobre “Identidade Cultural Sergipana”.

Ainda no Clubinho da Tartaruga, a programação segue à tarde, às 14h, com oficinas de materiais recicláveis, tie-dye e fuxico. Já à noite, a partir das 19h, no Largo do Culturarte, acontecem as apresentações de dança e shows musicais com os grupos Meninas Dance, Irmãos de Rua, R-Company, Família no Stylo, D-Brows, Soyan, Fixação do Sucesso, Impacto Profundo, Kebinho e Banda Ukorre. A grande maioria desses grupos é do município de Pirambu.

No sábado, dia 19, o destaque ficará por conta dos grupos folclóricos, que irão fazer um cortejo na cidade, tendo como homenageado o grupo Ogia. Estarão presentes o Lariô, a Quadrilha e a Capoeira das Tartarugas, o Ilariô de Pirambu e o Reisado de Marimbondo. Grupos de outras localidades também foram convidados –Batucada (Abaís/Estância), Maculelê e Cacumbi (Japaratuba). A concentração será a partir das 14h, em frente à Igreja Matriz.

Por fim, no domingo, a 21ª edição do Culturarte será encerrada com o batizado e entrega de cordões do grupo de capoeira “Unidos nas Tartarugas”. O evento está marcado para às 10h no Clubinho da Tartaruga.

Histórico

A primeira edição do Encontro de Cultura e Arte de Pirambu foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1991. No projeto apresentado por seus idealizadores, no início de janeiro daquele ano, ficou estabelecido como objetivo central do encontro a obtenção de um maior intercâmbio e conhecimento da comunidade de Pirambu com sua cultura e arte.
A justificativa encontrada era que ”por ser área primordial para execução de um trabalho de educação ambiental”, Pirambu carecia de uma ação cultural e artística mais eficiente e, portanto, demandava uma maior intensificação em movimentos voltados para a cultura e arte. A primeira edição reuniu cerca de 150 artistas, entre músicos, poetas e artesãos.

Fonte: Ascom Pirambu com informações do Tribuna da Praia

Comentários