4ª edição do Conversando Fotografia recebe José Caldas

0

(Foto: divulgação/ Conversando Fotografia)

A décima quarta edição do projeto Conversando Fotografia recebe o fotógrafo sergipano José Caldas para uma edição especial. O debate será realizado na quarta-feira, dia 18 de janeiro de 2012, um dia após a abertura da exposição O Brasil e a Transformação da Paisagem, na Sociedade Semear, que também recebe o diálogo com Caldas. O encontro dele com os interessados em fotografia será na Sala 02 da instituição e começa às 19h. Após o debate haverá uma visita guiada, onde o fotógrafo vai conversar com os participantes sobre a própria exposição.

Esta é a primeira vez que o Conversando Fotografia vai receber um convidado cujo trabalho tem um foco mais específico na fotografia de paisagem e nas intervenções causadas no espaço brasileiro. Este foi um dos temas apontados pelos participantes do evento para vir à tona na discussão da fotografia em Sergipe – e José Caldas é um dos nomes mais fortes a refletir sobre o assunto. Em sua trajetória de 20 anos como fotógrafo, ele documentou transformações fortes na Amazônia, nas serras do Cipó e Mantiqueira, nas trilhas do Rio São Francisco, entre outros.

Essa documentação, contudo, não vem desconectada de uma discussão política sobre os impactos das intervenções, o que torna o trabalho de Caldas mais emblemático. Ele não se coloca diante da paisagem brasileira como mero observador, mas como alguém que tem na fotografia um meio de refletir sobre esse diálogo entre homem e natureza. Diante de seu trabalho, é pouco provável que o expectador fique indiferente, uma vez que é levado a observar a própria atuação dentro deste ciclo de elaboração e destruição do espaço em que se vive.

O poder de tocar o outro com suas inquietações vem do comprometimento de olhar para o que as pessoas frequentemente ignoram no cotidiano e um observador mais atento conseguirá perceber que as fotografias de José Caldas trazem pistas das mudanças que um determinado espaço está por adquirir. Ele aprendeu a ler os códigos da natureza e procura sensibilizar novos olhares em suas andanças pelo Brasil.

Além do próprio fotografar, os livros e exposições são formas de alimentar este diálogo. Entre os mais recentes estão Retratos do Brasil Profundo e Minas: estado de espírito. Para quem ainda não tem as obras, o fotógrafo estará disponibilizando alguns exemplares para aquisição durante o debate do Conversando Fotografia. Mais informações sobre José Caldas podem ser encontradas nos sites: http://www.brasileatransformacaodapaisagem.com/ e http://www.josecaldas.fot.br/

Sobre o Conversando Fotografia

O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo com apoio do Sesc, Sociedade Semear, Instituto Bom Viver, Quanta Música, Forma de Viagens, Santo Brigadeiro e do restaurante Dona Divina. É um evento que pretende agregar, ao lado dos profissionais da área, estudantes, pesquisadores, produtores, educadores, instituições de fomento, curadores, editores, colecionadores, organizações ligadas à área de preservação, bem como interessados em outras áreas com a qual a fotografia se relacione direta ou indiretamente, como música, literatura, história, dança, museologia, entre outras.

Entre as atividades que vêm sendo realizadas desde agosto de 2010, o projeto mapeou o trabalho realizado por fotógrafos, pesquisadores e artistas de Sergipe e iniciou um diálogo com profissionais de estados que possuem boas articulações com a produção sergipana, a exemplo de Pernambuco e Bahia. O intuito do projeto agora é ampliar este intercâmbio com profissionais de outros estados para trazer novas perspectivas de percepção da fotografia em mais um ano de discussão continuada.

A importância desse diálogo vem da necessidade de incentivar um diálogo mais crítico das pessoas com o universo da fotografia, uma vez que ela é um dos principais códigos de comunicação e expressão da sociedade contemporânea. Entre os temas que foram discutidos estão: projetos coletivos, fotojornalismo, história da fotografia, pesquisas contemporâneas, financiamento colaborativo (crowdfunding), memória e preservação, caminhos de divulgação da produção de imagens e a relação entre fotografia, discurso e pesquisa. Os resultados das conversas estão no twitter do Trotamundos Coletivo – www.twitter.com/trotamundosbr – e no blog  – http://trotamundoscoletivo.wordpress.com

Serviço:

Conversando Fotografia –  Edição 14 – José Caldas
Data: 18 de janeiro

Horário: 19h
Local: Sociedade Semear – Sala 02
Endereço: Rua Vila Cristina, 148 – São José – Aracaju – Sergipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários