Aberta a inscrição para o edital dos Mestres da Cultura

A inscrição estará aberta até dia 16 (Foto: Dani Santos)

O Ministério da Cidadania vai premiar quem faz cultura popular no Brasil. Estão abertas até 16 de agosto as inscrições para o sétimo Prêmio Culturas Populares, que vai dar R$ 20 mil a 250 mestres, mestras ou Pontos de Cultura que estimulem e valorizem as expressões culturais, como o cordel, o frevo, a quadrilha, o maracatu, a capoeira, as culinárias regionais e o bumba meu boi, entre muitas outras. A ação teve a contribuição do produtor cultural Jeca do Maracatu Asè d’Orí.

Personagens que fazem e ajudam a contar as manifestações populares, os Mestres compõem o acervo cultural de São Cristóvão. Buscando o reconhecimento nacional destas personalidades, a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, realizou nesta semana a inscrição por meio do “Edital Culturas Populares”.  A diretora de Casa do Folclore Zeca de Norberto, Maria Glória Santos falou sobre o trabalho de valorização destes fazedores de cultura.

“São pessoas que trabalham com cultura popular há muito tempo, e nada mais justo que essas elas sejam reconhecidas com o prêmio. Realizamos o cadastramento de Acácia responsável pelas Caceteiras de Mestre Rindu, dona Marizete rezadeira e do mestre de capoeira Pássaro Negro. Estamos na torcida”, falou.

Para Maria Acácia dos Santos, a expectativa é muito grande já que esta é a terceira vez que ela se inscreve. “Já participei outras vezes, mas nunca fui contemplada, espero que desta vez possa acontecer”.

*com informações do Ministério da Cidadania  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais