Aberto I Encontro Cultural do Meio Ambiente

Secretário Genival Nunes na abertura do encontro (Foto: Igor Andrade/Semarh)

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, participou logo no início da manhã de hoje, 20, da abertura do I Encontro Cultural de Meio Ambiente, a qual teve como tema central “A interação entre a Cultura Sergipana e a Preservação Ambiental”. O evento foi organizado por alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe.

Em seu pronunciamento, o secretário relatou sobre a transversalidade que é atribuída ao tema Meio Ambiente. “De fato o Meio Ambiente é um tema transversal, e não seria diferente com o segmento Cultura. Muitas festas da nossa cultura sergipana são realizadas com elementos oriundos da natureza. Temos por tradição das festas juninas a queima de suas fogueiras”.

“Muitas fogueiras são montadas com madeira nativa, extraída de remanescentes da Mata Atlântica, por exemplo. Uma outra festa, de período carnavalesco, é a Festa do Mastro, em Capela. A árvore que ostenta a festa é retirada da floresta, local onde temos uma Unidade de Conservação”, afirmou o secretário, comentando a fragilidade da  inter-relação entre Meio Ambiente e Cultura.

Genival revelou ainda entender o quanto ainda é difícil o entendimento dessa interface, uma vez que, olhando pelo aspecto cultural, ambas as festas fazem parte da identidade cultural local. “Mesmo sabendo das conseqüências negativas podem acarretar, de uma maneira geral, as pessoas são resistentes a mudanças em relação aos seus hábitos que podem causar degradação do meio ambiente”, afirmou.
A abertura do evento contou com as presenças dos coordenadores do curso de Ciências Biológicas, Kátia Gramacho e José Roque, e do secretário municipal de cultura da cidade de Laranjeiras, Irineu Fontes.

Segundo Kátia, o evento promove um diálogo entre instituições na perspectiva de buscar parcerias de trabalho e discussões variadas em torno do tema objeto do evento.

Programação

Durante todo o dia, o encontro será palco de debates. Diversas palestras serão ministradas por profissionais da área. O encontro será finalizado somente no sábado, dia 21, quando em visitas a diversos pontos que ilustram a riqueza da cultura sergipana do município de Laranjeiras.

Fonte: Ascom/Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais