Abertura do Festival de Teatro atrai grande público

0

Abertura do Festival lota Teatro Tobias Barreto (Fotos:Portal Infonet)

O Teatro Tobias Barreto(TTB) estava lotado na primeira noite do Festival de Teatro Sergipano, que aconteceu nesta terça-feira, 15.

A secretária de cultura, Eloísa Galdino oficializou a abertura do Festival e ressaltou a sua importância. “O projeto é importante porque trabalha em três eixos: a capacitação, a circulação e o acesso aos bens culturais. Há muitos anos os grupos de teatro de Sergipe desejavam um evento como esse, para que o sergipano possa valorizar, conhecer e passar a freqüentar os espetáculos”, ressalta.

Eloísa ainda pontuou que o projeto deverá acontecer outros anos. “A idéia é que o Festival possa fazer parte do Calendário Cultural de Sergipe, em especial nesse período em que se comemora o

Eloísa destacou a importância de mostrar os grupos e espetáculos do Estado 
aniversário da cidade [Aracaju]”, comenta.

Oxente

O diretor e ator do grupo Oxente, que deu início ao Festival com a apresentação do espetáculo “O casamento Suspeitoso”, Edmilson Suassuna, comentou a realização do 1° Festival de Teatro do Estado. “Esse projeto traz um panorama geral do universo teatral de Sergipe. Podemos perceber os grupos que estão na ativa”, pontua.

O ator e diretor também ressaltou a capacitação teatral, que é um dos eixos do Festival. “A capacitação também é um ponto positivo, porque sempre fomos carentes, existia uma lacuna enorme no teatro local e esse trabalho incentiva o artista a dar outra dinâmica ao cenário artístico sergipano”, salienta.

Edmilson Suassuna falou da capacitação teatral
Em relação ao espetáculo da noite, Edimilson Suassuna explicou a escolha do espetáculo “O casamento Suspeitoso”. “Fizemos muitas apresentações ano passado do “Santo e a Porca” e as pessoas, que já conheciam esse trabalho, sentiram falta das boas risadas que “O casamento Suspeitoso” consegue arrancar”, pontua.

Deputada

Quem também esteve presente durante a abertura do evento foi a deputada Ana Lúcia, que salientou a importância do projeto e reafirmou a necessidade de transformar a programação em uma política pública. “Ano passado a Assembléia aprovou o projeto referente a Semana da Dança, que foi transformada em política pública, a partir de uma experiência

Deputada reforçou a importância de tranformar evento em Política Pública
de Lindolfo Amaral”, explica.

A deputada protocolou na Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, um projeto de lei que institui a Quinzena Estadual do Teatro e do Circo, com a proposta de que todos os anos se repitam as comemorações na segunda quinzena do mês de março. “ Eu defendo a aprovação desse projeto porque é um desejo dos artistas e uma expectativa”, finaliza a deputada.


Veja o infográfico e conheça grupos de teatro sergipano e programação.

Comentários