Abertura do V Fórum de Forró reúne mais de mil pessoas

0

Adelmário Coêlho, Assis Ângelo e Karlene Sampaio
Luís Mário e Coroneto
A homenagem do V Fórum de Forró ao Trio Nordestino atraiu mais de mil pessoas ao Teatro Atheneu na noite de abertura do evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). O tema Trio Nordestino 45 anos de carreira: A história do trio de forró mais popular do Brasil foi exposto pelo jornalista e pesquisador da música nordestina, Assis Ângelo, com participação dos membros do trio, Luís Mário e Coroneto, e do forrozeiro Adelmário Coêlho.

 

As festas juninas de Aracaju não se encontram apenas nos limites dos arraiás. O forró chegou até as mesas de discussões e consagrou o Fórum de Forró como o evento de abertura dos festejos no município de Aracaju. “O fórum estimula a reflexão e produz conhecimento através dos debates. O evento movimenta culturalmente o município e o país, oferecendo a possibilidade de dialogar com artistas, estudiosos, empreendedores sobre a produção cultural”, afirma Karlene Sampaio, presidente da Funcaju.

 

LÁGRIMAS – O fórum é também um momento de grande emoção para quem recebe a homenagem e de expectativa para quem deseja aprender sobre os artistas do forró que se destacam pela qualidade do trabalho musical. Na noite de hoje, o integrante do Trio Nordestino, Luís Mário, filho de Lindú, componente da formação original do trio, não conteve as lágrimas. “Estou emocionado porque nunca passei por essa experiência, mas, na verdade, os homenageados de hoje são Coroné, Lindú e Cobrinha, que iniciaram o trabalho do trio e conseguiram chegar ao sucesso”, declara Luís.

 

Segundo o idealizador e coordenador do Fórum de Forró, Paulo Corrêa, cresce a cada ano o interesse do público, em geral, pelo evento, principalmente do público estudantil, concretizando um dos objetivos do fórum. “Isso mostra a carência que existe de aprendizado sobre o forró e quem são seus grandes criadores. Diante da grande quantidade de informações confusas sobre forró, que estão sendo jogadas no mercado e de grupos que não representam o forró, o fórum tem o papel de fazer esclarecimentos”, revela Paulo. O coordenador ressalta que o evento tem contribuído também para o desenvolvimento profissional de forrozeiros locais.  

 

Quinta e sexta tem mais Fórum de Forró. Confira a programação:  

 

02 de junho – quinta-feira
19h – Palestra: A evolução do São João em Aracaju: De uma festa modesta na Rua São João a um grande evento de repercussão nacional.
Coordenador: João Emanuel Santos (professor, poeta popular e coordenador de Intercâmbio Cultural da Funcaju)
Palestrante: Aglaé D”Ávila Fontes (Escritora, professora, folclorista e diretora do Centro de Criatividade de Sergipe)
19h50 – Debate sobre o tema da palestra
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino
Palestrante: Zé da Flauta (compositor, instrumentista, produtor cultural, ex-integrante do Quinteto Violado e da banda de Alceu Valença)
21h10 – Depoimento: Genaro (ex-integrante do Trio Nordestino e um dos maiores sanfoneiros do Brasil)
21h30 – Debate sobre o tema da palestra
22h – Apresentação musical de Genaro e Walquíria


 

03 de junho – sexta-feira
19h – Palestra: O crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo forró na mídia.
Coordenador: José Augusto de Almeida (professor, pesquisador da obra de Luiz Gonzaga e apresentador do programa Aquarela Nordestina, na rádio Aperipê AM)
Palestrante: Tárik de Souza (jornalista, escritor, diretor da coleção Todos os Cantos, da editora 34, um dos maiores críticos musicais do Brasil com uma coluna semanal no Jornal do Brasil)
19h50 – Debate sobre o tema da palestra
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino por seus autores.
Palestrantes: Antônio Barros (compositor dos maiores sucessos do Trio Nordestino)
Cecéu (compositora de grandes sucessos do Trio Nordestino)
João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga e um dos compositores mais gravados pelo Trio Nordestino)
21h50 – Show de encerramento com o Trio Nordestino

 

Por Márcia Santos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais