Acervo do Colégio Estadual Atheneu Sergipense está sendo digitalizado

Primeira etapa do projeto deve acabar no segundo semestre deste ano (Fotos: SEED/Divulgação)

O acervo histórico do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, um dos mais tradicionais colégios da rede pública estadual de ensino de Sergipe, está sendo digitalizado. A primeira etapa do trabalho, que deverá ser concluída no segundo semestre deste ano, consiste na digitalização de 8 mil páginas de documentos relativos ao período compreendido de 1848 até 1950. O trabalho está sendo coordenado pelo Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (Cemas), sob a orientação da professora da UFS, Eva Maria Siqueira Alves, e tem o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O processo de digitalização do acervo histórico do Colégio Atheneu Sergipense tem o apoio dos Ministérios da Cultura e da Educação, Universidade Federal de Sergipe e Fundação de Apoio à Pesquisa à Educação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). "É importante frisar que todo o trabalho está sendo feito aqui mesmo no Atheneu Sergipense, como forma de preservar todo o acervo. Estamos priorizando os documentos mais antigos e os danificados", disse a diretora do CEMAS, professora Eva Maria Siqueira Alves.

Documentos estão sendo digitalizados através de parcerias

A segunda etapa do trabalho não tem data prevista para o início, mas segundo a diretora do CEMAS, serão digitalizados cerca de 90 mil páginas de documentos históricos do tradicional Atheneu Sergipense. Todo acervo ficará à disposição de historiadores, pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral nas dependências do próprio colégio da rede pública estadual. 

Dentre os documentos que estão sendo digitalizados, destacam-se boletins dos alunos, matrículas, ofícios recebidos e expedidos, atas de admissão, da congregação, provas oral e escrita, requerimentos, atestados médicos, atos de suspensão, pontos de concurso para professores, livro de registro de visitantes e cadernetas de notas, entre outros.

Estão sendo digitalizados também fotos das quatro áreas que serviram de sedes do Atheneu: a praça Olímpio Campos, praça Camerino, avenida Ivo do Prado e a atual praça Graccho Cardoso.

Digitalização

"O nosso objetivo é exclusivamente preservar todos esses documentos que fazem parte da história do Atheneu Sergipense", disse a professora Eva Maria Siqueira Alves. O trabalho de digitalização vem sendo acompanhado de perto por estudantes da UFS que se preparam para apresentar a dissertação de mestrado e doutorado, além de dois estudantes do Colégio Atheneu Sergipense, que fazem parte da bolsa de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Temos também documentos históricos do período de 1848 em que os estudos secundaristas do Atheneu Sergipense eram realizados no município de São Cristóvão", disse a diretora do CEMAS. Ela ressaltou que a situação encontrada no arquivo escolar não era das melhores, pois vários documentos apresentavam deteriorização progressiva, bastante descuidados e relegados às condições insalubres de conservação.

"Estamos criando informações necessárias para salvaguardar o patrimônio cultural e manter exposição permanente da memória educacional e social do Atheneu Sergipense", disse a professora Eva Maria Siqueira Alves.

Cemas

Fazem parte do Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (CEMAS) os seguintes profissionais: Professora Eva Maria Siqueira Alves (diretora); Danielle Virgínie Santos Guimarães e Sayonara Rodrigues do Nascimentos (coordenadoras); Andrea  Maria dos Santos Matos, Deyse Santos Rezende, Fábio Alves dos Santos, Helena Raquel de Matos Brito Santos, João Paulo Gama de Oliveira, Neide Mendes dos Santos, Patrícia Batista dos Santos, Sayonara do Espírito Santo Almeida e Suely Cristina Silva Souza (equipe técnica). Tem também os bolsistas do PIBIC-JR, Guilherme Cardoso de Sá, Junyanna Mota Santos Ribeiro e Luiz Fernando Souza Filho.

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais