Aperipê faz ampla cobertura em Laranjeiras

A Aperipê TV iniciou na quinta-feira, 8, uma cobertura especial do 34º Encontro Cultural de Laranjeiras. Com o tema “Política Cultural: cidadania e identidade”, o evento acontece de 08 a 11 de janeiro, e transforma o município de Laranjeiras em um grande centro cultural, aberto a estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país.

Programação

A abertura oficial do Encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira, no Colégio Estadual Zizinha Guimarães. Logo em seguida, foi discutido, numa mesa redonda, o tema “Identidade e Cultura”, com Dr. Carlos Magno e os professores José Costa e Ednéia. Pela tarde, aconteceram oficinas de folclore, dança, teatro e música.

Na sexta-feira pela manhã, no mesmo colégio, foi a vez do secretário de Cultura do Estado, Luiz Alberto dos Santos, da historiadora, Beatriz Góis Dantas e de Américo Córdola, gerente da secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – MinC, discutirem sobre “Política Cultural: Identidade e Cidadania”. À tarde, prosseguiram as oficinas. No sábado, às 9h, acontece o Fórum Estadual de Gestores da Cultura coordenado por Luiz Alberto dos Santos. No Centro de Tradições, de 9 a 11 de janeiro, das 8 às 22h, acontece a exposição Coletiva de Artistas e Mostra de Artesão. No mesmo período, das 8 às 23h, fica em cartaz a exposição e mostra da Literatura de Cordel.

Dias 9 e 10, sexta e sábado, das 8h às 9h30, acontece o Espetáculo Serabim e de 9 a 11 de janeiro, das 8 às 23h, a exposição “O Poeta Desenhado”. Já o Antigo Fórum Levindo Cruz abriga de 9 a 11, das 9 às 20h a exposição fotográfica “Aspectos da Cultura Popular do Município de Laranjeiras” com trabalhos de Edson Araújo. De sexta a domingo, das 9 às 20h, no mesmo local, haverá Mostra Didática de Dança: São Gonçalo e Taieiras – Preposições para Estudo e Registro como Bens Imateriais do Patrimônio Cultural Sergipano. No mesmo período, das 8 às 21h, ficará montada a exposição do Acervo do Poeta “João Silva Franco” (João Sapateiro).

Dia 9, às 21h30 será reeditado o livro “Coisas do Coração” do Poeta João Silva Franco (João Sapateiro), falecido no ano passado. Logo em seguida, apresentação de Johnata Freitas. Nas manhãs de quinta, sexta, sábado e domingo, haverá uma vasta programação dedicada às apresentações de grupos folclóricos pelas ruas da cidade, não só de Laranjeiras, mas também de outros municípios sergipanos. Para os aficionados pela cultura de massa, os shows estão garantidos na Praça de Eventos em dois palcos.

No palco principal, apresentam-se na sexta, a partir das 22h, Antônio Rogério e Chiko Queiroga, seguido de Eduardo Costa e Fogo na Saia. No sábado, a noite começa animada, às 20h30 com Simplesmente Zé Manoel. Às 22h, sobem ao palco Pedro Henrique e Gabriel, seguidos de Tatau (BA) e Calcinha Preta. No último dia de festa, a partir das 22h, Danielzinho e Quarto de Milha, seguido de Forró Brasil, Revelação e Orquestra de Frevo Popular do Recife (PE). A programação completa pode ser conferida na agenda cultural de janeiro de 2009, distribuída gratuitamente pela Secretaria de Estado da Cultura (Rua Dr. Leonardo Leite, 1051).

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais