Aperipê FM homenageia cultura afro no Dia da Consciência Negra

0

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, a Aperipê FM 104,9 transmitirá uma programação especial durante toda a semana. Em homenagem às contribuições dos negros na formação da cultura brasileira, programetes serão inseridos ao longo da programação com temas ligados à herança sócio-cultural deixada pelos povos descendentes do continente africano.

Para falar sobre os diversos temas relacionados à cultura afro, a Aperipê FM traz entrevistados como Andrey Lemos, representante do Movimento Negro de Aracaju, e Cléber Melo, músico que trabalha com canções relacionadas a temáticas afro-brasileiras.

Entre os temas abordados pelos programetes estão dança afro, a exemplo da capoeira; religião, como candomblé e umbanda; culinária, que inclui pratos célebres como acarajé, e os ritmos que formam grande parte da musicalidade brasileira, a exemplo do axé, maracatu, samba e pagode, sem deixar de abordar a contribuição dos negros na música internacional em sons como blues, jazz e soul.

As inserções falarão também sobre a influência da cultura negra em aspectos lingüísticos, com relação à origem africana de diversas palavras incorporadas pela língua portuguesa, e das mudanças na fonética do português que deram um sotaque africano no falar da língua européia.

Comentários