‘Aracaju de Outrora’ fica em cartaz até dia 18 de março

Foto: Sílvio Rocha
‘Aracaju de Outrora’ é o título da exposição que está em cartaz no Shopping Jardins até o dia 18 deste mês. A mostra traz reproduções fotográficas de cartões postais do Centro de Aracaju e conta a história da evolução arquitetônica da capital sergipana.

Segundo a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, em 2005 a mostra foi exposta em diversos locais e eventos, inclusive no Museu de Rua da Ponte do Imperador. “Disponibilizar essas fotografias que contam tanto sobre a evolução arquitetônica de Aracaju, num local como o shopping, é oportunizar outras pessoas a conhecerem um pouco mais sobre a capital neste ano de 2007, quando completa 152 anos”, enfatiza Tanit.

A fotógrafa e historiadora Naide Barbosa foi quem desenvolveu todo o trabalho de pesquisa histórico-fotográfica. “O meu interesse por fazer uma pesquisa mais profunda sobre Aracaju foi o que me motivou a desenvolver esse trabalho. Levou algum tempo, mas é gratificante saber que outras pessoas poderão saber um pouco mais sobre a história da nossa cidade”, afirma.

Mostra

A exposição foi dividida em quatro blocos. O primeiro focaliza Aracaju na 1ª década do século XX, que representa a gênese urbana da área. As fotos desta fase retratam a tímida formação urbanística e arquitetônica do local. O segmento é dedicado à 2ª década (1911-1920), mostrando como Aracaju se configura enquanto Centro urbano e industrial mais significativo do Estado. Já o bloco voltado para a década de 1930 evidencia o Centro Histórico alcançando seu ‘apogeu de modernidade’.

Nessa época os governantes adotaram medidas sanitárias, de segurança e levantam construções ecléticas. Finalizando a exposição, um bloco de retratos do Centro relativos a década de 1940. As imagens da época demonstram que naqueles anos não houve grandes transformações nesta área.

Fonte: Secom PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais