Aracaju recebe I Salão Cataguazes-Usiminas de Artes Visuais

No dia 1º de setembro, a Energipe e a Sociedade Semear inauguram em Aracaju, às 20 horas, na Galeria Jenner Augusto (rua Vila Cristina, 148, bairro São José), o I Salão Cataguazes-Usiminas de Artes Visuais. O salão é um dos mais importantes eventos de arte contemporânea realizados no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. Segundo os organizadores, a pluralidade de tendências é a marca registrada no conjunto das obras selecionadas neste 1º Salão.

 

O evento foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 2004, no Museu Chácara Dona Catarina, em Cataguazes (MG), e concedeu três premiações em dinheiro. Receberam o Prêmio Aquisição, no valor de dez mil reais, os artistas André Burian e Rodrigo Leite de Oliveira, de Belo Horizonte, e Fabiano Gonper, de João Pessoa (PB). A novidade é a concessão do Prêmio Curadoria, recebido por Janeth Polck Fraga, mineira de Ipatinga.

 

O Salão pretende incentivar a formação do artista. Durante um ano, Janeth terá o acompanhamento do curador do Salão, Fernando Cochiaralle – também curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Findo esse período, haverá uma exposição individual da artista.

 

Para a concessão dos prêmios, foram analisados, previamente, 239 trabalhos por um júri composto pelo curador Fernando Cocchiarale; pelo jornalista e crítico de arte, Walter Sebastião; pela crítica e colunista de arte do Jornal do Brasil, Marisa Florido César; e por Gustavo Penna, professor e arquiteto, responsável por importantes obras na arquitetura contemporânea mineira.

 

O projeto é mantido por empresas como a Usiminas e a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina e suas controladas – Energipe, Saelpa e CENF. Em 2005, o Salão já circulou por um roteiro que teve início em março, no Centro Cultural Usiminas – Galeria Hideo Kobayashi, em Ipatinga. Ainda no primeiro semestre, o Salão chegou à Usina Cultural CENF, em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.

 

O I Salão de Artes Visuais Cataguazes-Usiminas tem entrada franca e seus trabalhos serão exibidos entre os dias 1º e 30 de setembro.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais