Arquivo de Ivan Valença é tema de curta-metragem

Filme foi todo gravado no quarto em que Ivan guarda o arquivo com mais de 50 mil envelopes / Foto: Aqruivo Infonet
Será lançado logo mais às 20h no Cinemark o curta ‘O Arquivo de Ivan’. Os personagens centrais da obra realizada por Fábio Rogério Rezende são o cinéfilo e jornalista Ivan Valença e seu arquivo sobre filmes, que já tem mais de 50 anos. O diretor do filme tentou traduzir na tela a relação que Ivan tem com todo esse material de cerca de 50 mil envelopes catalogados por ordem alfabética e que trazem recortes sobre obras cinematográficas.

“A obra é aberta e com isso não pretendo que o espectador chegue a nenhuma conclusão pré-definida. Quem assistir ao filme terá sua própria conclusão, cada um poderá tirar suas próprias idéias”, explica Rogério. ‘O Arquivo de Ivan’, foi gravado no quarto onde o cinéfilo guarda seus recortes e tem duração de 15 minutos.

Ivan conta que começou a catalogar informações sobre filmes aos 10 anos e não parou mais. No entanto, sua paixão pelo cinema data de muito antes e teve por influência a mãe, de quem herdou a paixão pela sétima arte. Sobre a experiência de estar à frente das câmeras, ele comenta: “não gosto de ser ator, gosto de assistir filme”. Ele juntamente com aqueles que comparecerem logo mais à noite no Cinemark poderão conferir em primeira mão o lançamento do curta.

Além de ‘O Arquivo de Ivan’, serão exibidos na noite de hoje outros quatro curtas contemplados pelo Edital 01 de 2007 de fomento ao audiovisual do programa Aracaju + Cultura, são eles: ‘Areia Branca’, de Júlia Fernandes Marques; ‘O Retorno do Submarino Alemão’ de Rubens Araújo de Carvalho; ‘Sensacional’, de Deborah Simão Gomes Fernandes e ‘Você Conhece Laconga?’, de Sérgio Borges.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais