Artistas sergipanos levam música a festival em Madri

Coletânea distribuída divulga potencial da música sergipana

Sergipe está marcando presença também no 8º Festival Tensamba, que está acontecendo em Madri, capital espanhola, até o dia 31 de maio. Além da presença do DJ Patrick Tor4, que mostrou o seu trabalho no último dia 30 de abril, o evento contará ainda com a apresentação do grupo Cobra Verde, Café Pequeno, e a cantora Patrícia Polayne, no sábado, 7. O evento é uma das principais mostras culturais e musicais brasileiras no exterior e visa, principalmente, expor seus ritmos e tendências para o público espanhol e discutir temas relacionados às artes.

Incluídos na programação – na seção ‘Tensamba na Rua’ -, os shows que serão realizados no sábado ocorrerão na Praça de Fuencarral, a partir das 15h, e têm as atrações sergipanas como maioria. Os músicos que representarão nosso Estado dividirão o palco com artistas de outras regiões brasileiras, como DJ. Tata Ogan (RJ), Sertanília (BA), Fabiana Cozza (SP) e Flávio Renegado (MG).

De acordo com o diretor da Aperipê FM, Edézio Aragão, esses projetos buscam mostrar a qualidade musical sergipana. “A intenção sempre foi de levar nossa música para outros locais e ampliar a participação da produção sergipana em outros espaços. São projetos que vão além de uma ação de incentivo, é algo que interfere diretamente na articulação com o mercado externo, trazendo consequências maiores, estimulando e movimentando esse cenário. E, pelo visto, o resultados estão sendo alcançado…”, destacou.

Edézio Aragão ressaltou qualidade da música sergipana (Foto: Arquivo Infonet)

Sergipe no mundo
Em setembro de 2010, o ‘Sergipe Exporta Som’ buscou solidificar, qualificar e profissionalizar ainda mais o talento musical sergipano, através de palestras, oficinas e outras atrações. Assim, no final do mesmo ano, a Aperipê lançou a coletânea ’Music From Sergipe’ – que reuniu nomes da música sergipana. Esse projeto contou com a parceria da Secult, produção do selo Disco de Barro, curadoria da produtora Astronave, apoio cultural do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Petrobras, além do patrocínio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE).

Esses três artistas sergipanos, que irão para Madri – Cobra Verde, Café Pequeno e Patrícia Polayne – também estavam nessa coletânea. “O ‘Music From Sergipe’ foi levado à Feira Música Brasil [BH], pelos representantes da Aperipê e da Secult. E foi através desse contato – com os produtores de festivais, selos e gravadores – que surgiu o interesse dos produtores e, consequentemente, os convites começaram a acontecer para os artistas sergipanos”, destacou o diretor da Aperipê FM, Edézio Aragão.

Arte sergipana

Café Pequeno é um dos representantes de Sergipe (Foto: Marco Vieira/Aperipê)

Parte desta repercussão da música sergipana, tanto no país com no exterior, é consequência dos resultados positivos de projetos como o ‘Sergipe Exporta Som’ – e de sua coletânea ‘Music From Sergipe’, que têm o intuito de qualificar e destacar o produto musical de Sergipe. Ambas as iniciativas são realizações da Aperipê, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O produtor do grupo Cobra Verde, Damien Chamin, aprovou as ações. “Desde esse projeto [Music From Sergipe], a gente já colheu duas conseqüências. Uma foi o convite para tocar em Buenos Aires, na Argentina, no Festival Internacional de Folclore de Buenos Aires (FIFBA). E a outra, o convite para tocar em Madri, no Festival Tensamba”, comemorou.

Além dele, a banda Café Pequeno também esteve presente no ‘Music From Sergipe’, mostrando o seu trabalho. “Essa iniciativa ajudou muito a divulgar o trabalho das bandas. Foi um trabalho incrível. Isso só reforça, ainda mais, que tem muita gente boa e muito artista de qualidade em Sergipe”, ressaltou o gaitista do grupo, Júlio Rego.

Evento

O Festival Tensamba, em sua oitava edição, é um evento focado na música brasileira e que faz com que seu público, independentemente da nacionalidade, sinta-se ‘em casa’. Com o passar do tempo, o evento passou a ser considerado o maior festival da Europa no cenário musical, em conseqüência também da qualidade da apresentação artística brasileira e da diversidade da programação.

Desde o seu início, em 2004, o encontro sempre conta com ampla programação – envolvendo conferências, palestras e mostras de vídeos – e reúne músicos brasileiros de várias categorias, reconhecidos nacional e internacionalmente, a exemplo de Ed Mota, Gal Costa, Seu Jorge, Maria Rita, Adriana Calcanhoto, entre outros. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas através do site http://www.tensamba.com.

Fonte: Fundação Aperipê

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais