Belezas de Aracaju: é impossível não conhecer

Orlinha do Bairro Industrial
Para quem vem brincar na maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju, além de se esbaldar na folia não pode deixar de conhecer a beleza da cidade. São diversos pontos turísticos que podem se tornar um importante guia aliado do divertimento.

Em meio aos momentos de grande agito, nada como admirar uma das mais belas visões panorâmicas da cidade. O destino certo tem o nome de Orlinha do bairro Industrial, um espaço com intenso clima de lazer e entretenimento que encanta seus transeuntes. Compondo o cenário, por intermédio do rio Sergipe, tem ainda as imagens da Barra dos Coqueiros.

Vista da colina do Sto Antônio
A Orlinha, como é chamada pela maioria dos aracajuanos, dispõe de áreas recreativas e restaurantes, onde o turista tem a oportunidade de desfrutar um cardápio regional variado enquanto aguarda a hora de começar a folia do no Pré-Caju.

Ao visitar a Colina do Santo Antonio, o ponto mais alto da cidade, o turista poderá desfrutar de uma vista privilegiada do rio Sergipe e da Ilha de Santa Luzia, excelentes cartões postais. No Alto da Colina, os devotos ao catolicismo podem ainda conhecer a Igreja de Santo Antônio, cuja praça envolta é decorada por célebres esculturas de Ailezz e Lau.

Mercado Thalez Ferraz
Mais adiante, indo ao Parque da Cidade, o folião pode ainda visitar a Associação Sergipana de Equoterapia, num trajeto que compreende lagos diversos e quiosques. Nesta extensa área arborizada, onde se destacam as variadas espécies de macacos, aves, répteis, além de leões e peixes, também pode se tornar um atrativo tão agradável para o turista quanto o Pré-Caju.

Descendo mais para o centro, tem os mercados municipais Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco, que oferecem um arsenal de lojas de artesanato, bares e restaurantes, além de uma ampla área coberta, onde está situada a feira alimentícia mais popular da capital. É uma oportunidade de presentear amigos e parentes, além, é claro, de saborear chops e deliciosos aperitivos característicos do local.

Praça Fausto Cardoso
Em seguida, é possível conhecer a praça mais antiga de Aracaju, a Fausto Cardoso. Lá, ficam situados o Palácio do Governo, dentre outras construções de época. Seus bancos, coretos e esculturas arcaicas trazem a memória dos visitantes, um breve retrocesso ao ano de 1912, quando manifestações cívicas eram destaques em Aracaju.

Em meio à praça Olympio Campos, um atrativo para os amantes da arte. No local esta situado o “Centro de Turismo e Comercialização Artesanal 24 Horas”, mais conhecido como Museu do Artesanato Sergipano. Na praça em frente, barracas de confecções e de iguarias nordestinas também são atrativos.

Outro ponto também muito bonito é a praça da Bandeira. Um local que atrai amantes de jogos, como dominó, dama e baralho, mais colecionadores das bandeiras que marcaram a História do

Praça da Bandeira
Brasil. Chamado de Memorial da Bandeira, o pequeno museu oferece ao público diversos modelos utilizados desde a 1ª Expedição Colonizadora ao Período Republicano.

Esta é a sugestão de quem vier brincar o Pré-Caju. Além de marcar presença na maior prévia carnavalesca do país, o folião do Pré-Caju 2005, não somente levará divertimento ao circuito da festa, mas também terá acesso a cultura do povo aracajuano. Elementos estes que, uma vez reunidos, marcam um importante episódio de vida.

 

Por Núbia Santana 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais