Biblioteca Epiphanio Dória festeja Bicentenário de Sergipe

Com o fechamento temporário das bibliotecas públicas por conta do distanciamento social em todo o mundo, a Biblioteca Pública Epiphanio Dória precisou reinventar seus serviços, adaptando os procedimentos e colaborando na produção e disponibilização de recursos que, de alguma forma, possam contribuir para manter as comunidades atentas, alertas, informadas e ligadas com a sua biblioteca. Desta forma, a BPED traz uma série de atividades online como: dicas de leitura, autores, movimentos; momento de poesia; francês em casa;  Cultura Popular;  Bibliotecando; e agora em junho, mês em que é comemorada a emancipação política de Sergipe, que este ano celebra o seu Bicentenário, a BPED  irá realizar uma série de postagens sobre  o Estado, começando pelos Símbolos de Sergipe: hino, bandeira, brasão e destacando os fatos marcantes destes duzentos anos nas áreas da economia, educação e cultura.

As publicações pelo Bicentenário de Sergipe terão início na próxima segunda-feira, 6 de julho, e vão acontecer diariamente durante todo o mês. Fatos relevantes como: o surgimento da imprensa em Sergipe com a criação, em Estância, do jornal “O Recopilador Sergipano”;  a assinatura pelo presidente da província do decreto de criação da Biblioteca Provincial de Sergipe, atual Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Doria;  a inauguração  dos trechos ferroviários de Sergipe e suas respectivas Estações de Trem; a chegada da Universidade Federal de Sergipe, assim como a abertura do Aeroporto de Aracaju;   serão lembrados  permitindo assim que os sergipanos viajem através do tempo e relembrem fatos tão relevantes para a história de Sergipe.

Para vencer os desafios impostos pela necessidade do isolamento social, Juciene Maria Santos de Jesus, diretora da Biblioteca, acredita que é preciso criatividade. “A Biblioteca Pública Epiphanio Doria suspendeu os serviços presenciais de atendimento ao público e atividades/eventos em seus espaços, porém foi criada uma programação especial para o desenvolvimento de ações no cumprimento do calendário cultural da instituição. Dentro do contexto atual, buscamos uma nova forma de trabalho por meio da tecnologia. Estamos levando a informação, o conhecimento e o entretenimento à comunidade de forma online através das redes sociais, e dentre estas programações está o 8 de Julho, uma data que está escrita na história de Sergipe e não poderia jamais passar em branco”, disse.

Devido ao momento atípico vivido na atualidade, ficou cada vez mais necessária essa comunicação da Biblioteca Pública Epiphanio Doria com seu público por meio das redes sociais: Instagram, Facebook e no próprio site. Então já seria uma necessidade nos tempos modernos e mais ainda decorrente dessa dificuldade de contato, de convívio social presencial, devido à questão da Covid-19, disse Ricardo Gama, responsável pela produção e publicação de conteúdo nas redes sociais da BPED.

Ricardo acrescentou ainda que a Biblioteca já entrou no clima das comemorações do Bicentenário de Sergipe e preparou um especial para celebrar a data, mesmo que virtualmente. “Diariamente, estaremos postando fatos importantes que marcaram estes duzentos anos. As publicações vão acontecer do dia 6 até o dia 31 de julho, e têm como objetivo fazer florescer entre a população, que vem enfrentando dias tão difíceis devido a essa pandemia, o orgulho de ser sergipano”, finalizou.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais